Sem título

Foto: ops5

Já passaram 20 anos!!!

Sendo o segundo console da Sony no mercado de games,  o sucessor do PlayStation, superou as mais otimistas expectativas e teve uma longa trajetória até se tornar o console mais vendido de todos os tempos.

A Sony Computer Entertainment lançou o PlayStation 2 no Japão exatament há 20 anos,  4 de março de 2000. Para comemorar essa data, Numa de suas contas oficiais do Twitter a PlayStation UK está perguntando aos jogadores qual foi o melhor jogo de PS2 lançado.

ps2

Eu pessoalmente me sinto um mais velho vendo uma notícia dessas e lembrando quantas horas e momentos tive com esse console.

Algumas curiosidades sobre o console:

  • Console da sexta geração de videogames e liderou com larga vantagem em relação a seus concorrentes: o Dreamcast da Sega, o GameCube da Nintendo e o primeiro Xbox da Microsoft.
  • Foi a origem para diversas franquias de sucesso com jogos como GTA, Metal Gear Solid 2 e 3, Final Fantasy 10, 11 e 12, Silent Hill 2 e 3, God of War 1 e 2, Kingdom Hearts e muitos outros, mas o jogadores com certeza não tem  apenas um game específico preferido, mas o fato de que todos estavam em um mesmo videogame e criaram uma forte identidade.
  • Seus jogos mais vendidos foram:
    • 1°Grand Theft Auto San Andreas (20,8 milhões)
    • 2°Grand Theft Auto Vice City (16,15 milhões)
    • 3°Gran Turismo 3 (14,88 milhões)
    • 4°Grand Theft Auto 3 (13,10 milhões)
    • 5°Gran Turismo 4 (11,36 milhões)
  • A plataforma nesta geração, teve quase 4 mil games lançados durante sua jornada, tendo vendido até 2011 mais de 1,5 bilhões de cópias, seu último jogo oficial lançado foi o Pro Evolution Soccer 2014, lançado em 8 de novembro de 2013.
  • O projeto do segundo console da Sony, não é de Sony!!! Na verdade, pertence à Atari. Especificamente, os modelos Atari Falcon 030 e 040, os últimos computadores fabricados pela Atari e que a Sony decidiu “homenagear” quase uma década depois. Até a idéia de permitir o posicionamento vertical do dispositivo usando o suporte opcional era da Atari. O design era tão semelhante ao Atari Falcon que a Sony incluiu o Atari em sua patente de console.
atarifalcon

Imagem: dicasecuriosidades.net

  • O console não chegou aos Estados Unidos até 26 de outubro de 2000, mas se tornou o console mais vendido de todos os tempos e, em 31 de março de 2012.
  • “Mais de 155,0 milhões” de unidades vendidas”. Em comparação, a atual geração PS4, em dezembro de 2019, vendeu 108,9 milhões de unidades.
  • No Brasil, Curiosamente, o PlayStation 2 também fez muito sucesso, porém a maioria dos consoles que jogadores devem ter visto durante esse tempo era de modelos importados. O PlayStation 2 apenas foi lançado oficialmente no Brasil em 2009, quando o seu sucessor PlayStation 3 já havia sido lançado há pouco mais de 3 anos. Apesar da chegada tardia, a entrada oficial da marca no país permitiu avanços futuros como, por exemplo, lançamento quase simultâneo do PlayStation 4 e games em português.
  • Uma das histórias mais lembradas da época do PS2 era a preocupação de que o poder de processamento do console poderia ser utilizado por países hostis para controlar a navegação de mísseis. O governo do Japão chegou a limitar a exportação do videogame por esse motivo, mas o console nunca chegou a ser usado para esse propósito. Para alcançar a suposta capacidade de controlar um míssil, seria preciso uma rede com mais de dez PlayStation 2 conectados. Curiosamente muito tempo depois a Força Aérea dos Estados Unidos chegou a criar um supercomputador com 1.760 PlayStation 3 conectados entre si.
  • A tela inicial do PlayStation 2 mostra uma série de torres de luz que parece ser sempre diferente, certo? Bom, elas são baseadas na quantidade de jogos que você jogou e no tamanho do arquivo salvo no seu Memory Card, então, quanto mais jogos você jogava, mais torres apareciam por lá. Experimente ligar o PS2 sem Memory Card para ver o que acontece.
  • Sabe aquela desculpa para colocar o videogame fixo na sala? Uma curiosidade bastante conhecida é que muitos compradores do PlayStation 2 na verdade pretendiam utilizá-lo como um DVD Player. O console foi o primeiro videogame a utilizar DVD e na época os aparelhos ainda eram caros.  Além disso no Brasil também havia  um cliente de Netflix, pois empresa aproveitou a popularidade do console por aqui para lançar um aplicativo para o console em DVD e tentar assim atrair novos assinantes para a plataforma. Com tudo isso e como a Sony subsidiava o preço do PS2 ele chegava a custar menos que DVD Players dedicados.
ps2Netlflix

Imagem: Internet

 

playstation-2-ps2-20-anos-fatos-curiosos-dvd-player-disco

Imagem: Techtudo

Hoje, 20 anos depois, a Sony ainda tem a Nintendo e a Microsoft, como suas concorrentes, mas não com a mesma exclusividade, mas os serviços e a rede de jogadores que também fazem a diferença.

Embora possamos olhar para o passado para comemorar o PS2, este ano, 2020, é o ano em que também esperamos a próxima geração do PlayStation, o PS5. Enquanto este não chega, vamos continuar trazendo novidades a medida que forem sendo lançadas.

Então, assim como a PS no Twitter,  na sua opinião, qual foi o melhor jogo de PS2 de todos os tempos?

  • Foi GTA San Andreas?
  • Final Fantasy X?
  • God of War?
  • Devil May Cry 3?
  • Shadow of the Colossus?
  • Metal Gear Solid 3?
  • Nenhum deles?

Fala pra gente qual sua escolha 🙂

Fonte :
https://ops5.com.br/notícias/playstation-2-completa-hoje-20-anos/
https://www.techtudo.com.br/listas/2020/03/ps2-completa-20-anos-relembre-fatos-curiosos-sobre-o-console-da-sony.ghtml
https://thegeek.games/2018/07/25/twelve-things-that-maybe-you-did-not-know-about-the-playstation/


Othon
Othon Norões

Jornalista e blogueiro
“Em cada trabalho que deve ser feito, há um elemento de diversão.”