topoIdeiasEmJogo171115

Entre os dias 11 a 13 de novembro aconteceu o XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES) de 2015  realizado em Teresina, Piauí. Veio para o Nordeste o maior evento acadêmico  que reúne estudantes, especialistas, desenvolvedores, pesquisadores, entusiastas e curiosos que se interessam pela área de jogos e entretenimento digital.

Na edição deste ano muitos cearense aproveitaram para participar do evento que nos últimos anos esteve pelo SUL do país. E inclusive retornará para São Paulo em 2016. E como de costume ficou dividido nas seguintes trilhas:

FESTIVAL DE JOGOS

O Festival de Jogos recebeu inscrições de jogos independentes em várias categorias e  contou com mais de 180 jogos enviados, tendo mais de 20 jogos finalistas. Segue então os vencedores de 2015!

– Jogo do Ano, categoria principal
CHROMA SQUAD
– Jogo do Ano, categoria Outras Plataformas
REVIRAVOLTA


– Jogo do Ano, categoria Serious Games
WYZ


– Voto Popular

TRAJES FATAIS


– Melhor Jogo de Estudante
RECOLECTION


– Melhor Arte Visual
ORIGAMI FLIGHT


– Melhor Tecnologia
GRYPHON KNIGHT EPIC


– Melhor Som
CHROMA SQUAD


– Melhor Game Design

WARLOCK`S TOWER

O destaque fica para o jogo TRAJES FATAIS que é uma produção da terra e foi o mais votado pelo juri popular no evento.

TUTORIAIS

Trilha composta por palestras e mesas redondas de convidados. Dentre os assuntos abordados estava: mercado, produção nacional e internacional de games, publicação, experiências e post-mortens, governo e políticas públicas.

CULTURA

A trilha de cultura é o espaço para se discutir o impacto que jogos tem na cultura de uma sociedade e as conotações de sua utilização. São bem vindos questionamentos e estudos que apresentem uma abordagem crítica sobre jogos e entretenimento.

COMPUTAÇÃO

O foco dessa trilha está nas técnicas computacionais inovadoras aplicadas a jogos digitais, em áreas como computação gráfica, inteligência artificial, engenharia de software, interação humano-computador, entre outras.

ARTES E DESIGN

Na trilha de arte e design, são apresentados e discutidos trabalhos sobre técnicas de design, experimentações, arte e outros aspectos estéticos da criação de jogos.

SIMPÓSIO

Dentro do evento houve a oportunidade de se discutirem vários assuntos no que diz repeito a questão  de jogos e entretenimento digital. A União Cearense de Gamers, representada por sua diretora Cultural Lizie Sancho,  participou entre os mais de de 600 inscritos no evento, e neste simpósio que pôde proporcionar algo inédito no Brasil, a formação de uma comunidade/organização de desenvolvedores de jogos de uma região, o Nordeste.

Essa mobilização teve início no segundo dia, durante o coffe-break, quando um grupo de pessoas dessa localidade resolveram se confraternizar em um restaurante. Lá, discussões e propostas para a formação de um grupo e fortalecimento da cena surgiram, incentivados por uma mesa redonda que aconteceria no dia seguinte.
Organizada por Cláudio D’Ipólitto, Luiz Sakuda e Rodrigo Motta, a Conexão NE, assim chamada, buscava indagar aos seus representantes como incentivar e dar a devida visibilidade a produção de jogos na região.
Logo, sabendo da conversa que havia ocorrido, os organizadores sugeriram mudar o formato da mesa para um fórum de discussão. O que proporcionou: um diálogo entre os participantes, reconhecimento de oportunidades e deficiências comuns e principalmente a formação da comunidade, NorDevs.
Este fato é algo que não poderia deixar ser registrado, tendo em vista que ele marca um novo tempo, um tempo de união dos desenvolvedores de jogos do Nordeste em busca do crescimento e estabelecimento do nosso mercado, através de formações e projetos compartilhados.
SBGames02

Diálogo entre os participantes que deu origem ao NorDevs

O grupo criado já possui um Fórum criado no endereço: https://groups.google.com/forum/?utm_medium=email&utm_source=footer#!forum/nordevs 

Aguardem que 2016 trará muitas novidades!

Autores: Izequiel Norões e Lizie Sancho