Ideias em Jogo: SBGAMES 2015 – Ceará marcou presença e fez bonito
Entre os dias 11 a 13 de novembro aconteceu o XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES) de 2015 realizado em Teresina, Piauí. Veio para o Nordeste o maior evento acadêmico que reúne estudantes, especialistas, desenvolvedores, pesquisadores, entusiastas e curiosos que se interessam pela área de jogos e entretenimento digital.
Na edição deste ano muitos cearense aproveitaram para participar do evento que nos últimos anos esteve pelo SUL do país. E inclusive retornará para São Paulo em 2016. E como de costume ficou dividido nas seguintes trilhas:
FESTIVAL DE JOGOS
O Festival de Jogos recebeu inscrições de jogos independentes em várias categorias e contou com mais de 180 jogos enviados, tendo mais de 20 jogos finalistas. Segue então os vencedores de 2015!
– Jogo do Ano, categoria principal
CHROMA SQUAD
– Jogo do Ano, categoria Outras Plataformas
REVIRAVOLTA
– Jogo do Ano, categoria Serious Games
WYZ
– Voto Popular
TRAJES FATAIS
– Melhor Jogo de Estudante
RECOLECTION
– Melhor Arte Visual
ORIGAMI FLIGHT
– Melhor Tecnologia
GRYPHON KNIGHT EPIC
– Melhor Som
CHROMA SQUAD
– Melhor Game Design
WARLOCK`S TOWER
O destaque fica para o jogo TRAJES FATAIS que é uma produção da terra e foi o mais votado pelo juri popular no evento.
TUTORIAIS
Trilha composta por palestras e mesas redondas de convidados. Dentre os assuntos abordados estava: mercado, produção nacional e internacional de games, publicação, experiências e post-mortens, governo e políticas públicas.
CULTURA
A trilha de cultura é o espaço para se discutir o impacto que jogos tem na cultura de uma sociedade e as conotações de sua utilização. São bem vindos questionamentos e estudos que apresentem uma abordagem crítica sobre jogos e entretenimento.
COMPUTAÇÃO
O foco dessa trilha está nas técnicas computacionais inovadoras aplicadas a jogos digitais, em áreas como computação gráfica, inteligência artificial, engenharia de software, interação humano-computador, entre outras.
ARTES E DESIGN
Na trilha de arte e design, são apresentados e discutidos trabalhos sobre técnicas de design, experimentações, arte e outros aspectos estéticos da criação de jogos.
SIMPÓSIO
Dentro do evento houve a oportunidade de se discutirem vários assuntos no que diz repeito a questão de jogos e entretenimento digital. A União Cearense de Gamers, representada por sua diretora Cultural Lizie Sancho, participou entre os mais de de 600 inscritos no evento, e neste simpósio que pôde proporcionar algo inédito no Brasil, a formação de uma comunidade/organização de desenvolvedores de jogos de uma região, o Nordeste.
Aguardem que 2016 trará muitas novidades!
Autores: Izequiel Norões e Lizie Sancho
Deixe uma resposta