topoIdeiasEmJogo221015

Não é de hoje que observamos o interesse crescente nos jogos de desenvolvedores indie nas plataformas em geral. Temos como um grande exemplo um dos pioneiros que foram bancados pela Sony, o jogo Journey desenvolvido pela Thatgamecompany para o PlayStation 3. Foi lançado em 13 de março de 2012 na PlayStation Network.

O jogo Journey foi um dos que chamou atenção da grande Sony para o mercado Indie

Hoje notamos tanto a Live, PlayStation Network, quanto a Steam repleta de jogos Indie.
O que chama atenção na coluna de hoje é a proposta da Microsoft com o seu programa ID@XBOX.

O programa tem como objetivo, estimular a produção para jogos indie para plataforma XBOX e Windows 10 da Microsoft.

Segundo Estevan Lora, gerente de marketing global do programa (ver matéria completa aqui), como forma de apoio, os desenvolvedores indies recebem o mesmo espaço dado aos jogos conhecidos como AAA. Quanto questionado sobre a recente inundação de jogos nas diversas lojas de games e aplicativos, Estevan afirmou que se o game tiver qualidade e trouxer inovações provavelmente ele terá sucesso, não importando o número de concorrentes.

Quem pode participar

Assim como todo concurso quem tem o melhor portfólio sempre sai na frente, mas a Microsoft também abre as portas para as pequenas empresas que estão surgindo, desde que se apresente uma idéia muita boa e o mais importante que se possa dar lucro, lembrando que a aprovação do requerimento é feita por meio de uma comissão de seleção da própia Microsoft.

Benefícios

Para os studios aprovados na seleção são concedidas dois kits de desenvolvimentos que vão desde poder de uso das ferramentas Microsoft como kinect e licenças de engines de jogos mais usadas no mercado. Só que o mais importante não é isso os selecionados para o progama podem publicar seus jogos diretamente na Xbox Live, mas todo apoio tem seu preço a Microsoft cobra uma porcentagem das vendas obtidas através de sua plataforma.

Sobre

No Brasil já passamos por alguns casos de sucesso através deste programa da Microsoft, temos como caso mais concreto, talvez um dos jogos brasileiros mais conhecidos no momento, o Aritana, exclusivo para Xbox o game conta a história de um índio chamado Aritana. O game foi um sucesso tão grande que na edição de 2015 da Brasil Game Show, Phil Spencer Diretor geral da marca Xbox, premiou o Studio Duaik, produtor do jogo com uma placa de jogo indie do ano, mas  temos muitos outros como o cuphead,  que também está fazendo sucesso na mesma plataforma. Devido essas e várias notícias podemos afirmar que as grandes produtoras de consoles estão abrindo as portas para os produtores indie e o Brasil está buscando seu espaço, e você já está fazendo sua parte ? Não perca tempo, pois oportunidades sempre aparecem e não devemos deixar passar…

Aritana-780x445

Game indie brasileiro de sucesso na plataforma Live

Tendo um bom projeto, com boas e inovadoras ideias, existe a possibilidade do contrato ser fechado com a Microsoft, é isso ai, basta por as Ideias em Jogo. Até a próxima pessoal!

Autor: Izequiel Norões