Estamos iniciando uma série de artigos sobre os mais variados jogos de luta (fighting games). Popularmente abreviados como FGs, os jogos de luta lançados inicialmente na década de 80, promoveram uma revolução no mundo dos videogames: A introdução dos jogos de luta que conhecemos hoje. E nada mais justo do que começar falando um pouco do jogo que se tornou a “cara” do gênero até os dias atuais: Street Fighter.

1

Produzido pela Capcom e lançado em agosto de 1987, Street Fighter é uma série de jogos de luta na qual o jogador controla lutadores de diversas partes do mundo, com um sistema de jogo em que os personagens lutam apenas um contra um, num sistema de rounds, com direito a utilização de golpes especiais.

Street Fighter fez pouco impacto em seu lançamento. Porém seus controles eram inovadores, com 1 joystick e 2 botões hidráulicos, que dependendo da força davam potência diferente ao golpe. Como geralmente se batia com muita força, foram trocados pelos 6 botões que se tornaram tradição na série e prepararam o terreno para o sucesso que seria o segundo game da Série: Street Fighter II.

2

O novo gênero de disputa entre dois jogadores iniciado por Street Fighter criou um movimento competitivo enorme e uma grande comunidade em torno dos amantes do gênero: A FGC, Fighting Game Community. Mas essa é uma história para outra hora.

Os anos passaram e entre os muitos momentos que a série produziu está aquele que ate hora é tido por muitos como “O mais épico momento em jogos de luta”, que aconteceu durante a partida semifinal do torneio Evolution de 2004.

Durante a partida de Street Fighter III: 3rd Strike, em situação de extrema desvantagem e com apenas 1 pixel de vida sobrando, o jogador profissional Umehara Daigo executou 15 bloqueios consecutivos de na Super Art do adversário Justin Wong. A proeza de Daigo além de ter garantido a vitória na partida, ficou marcada para sempre na história dos games e é lembrada até os dias de hoje.

Hoje em dia, muitas empresas produzem jogos baseados no mesmo sistema de Street Fighter, sendo as mais bem sucedidas: Arc System Works, Capcom, Namco, NetherRealm e SNK.

Por Honório Martins