Presidente da RING celebra comissão de mulheres debatendo games no Senado
dezembro 12, 2023A Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal debateu, ontem, dia 11 de dezembro de 2023, o PL 2.796/2021, que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos.
Durante as apresentações, Márcio Filho, presidente da RING, a Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Estado do Rio de Janeiro, exaltou o fato de comporem a mesa, naquela ocasião mais mulheres do que homens.
Como o próprio profissional rememorou, esse segmento tem sido marcado por uma falsa impressão que o público feminino não se interessa pelos jogos e pelo entretenimento digital, algo contestado pelos números, como mostra a Pesquisa Game Brasil, que aponta a presença de 46,2% jogadoras em alguma modalidade, em 2023.
“Eu estou enormementre feliz de estar em uma mesa, discutindo jogos eletrônicos e, presencialmente, o único homem sou eu. Tem mais dois camaradas online, mas é uma alegria enorme, porque aponta para uma direção de mudança mesmo de paradigma”, afirmou o desenvolvedor de jogos, que mantém sua empresa no mercado há dezesseis anos.

“A gente, por muito tempo, pensa em jogos como um mercado masculino e – é claro que a gente tem que acelerar esse passo, as mulheres têm que tomar essa frente – mas isso aqui [a presença de quantro mulheres e somente um home à mesa] é um símbolo muito especial, isso me toca de fato de maneira muito profunda”, enalteceu.
A fala do presidente da RING pode ser acompanhada no vídeo a partir do 37º minuto do vídeo.
Assista, abaixo.
Imagem: print de vídeo

Colaborador do Quebrando o Controle e auto-declarado Extreme-Geek e D&D player, o profissional atua há 15 anos no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.




