Opinião: Ao hackear Capital Fire, órfãos da ditadura destilam seu ódio
dezembro 25, 2023O game Capital Fire, em produção pelo estúdio Lizards Games durante todo o ano de 2023 e em pré-venda no Steam, teve seu site hackeado no último dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal.
O jogo se apresenta como um News Game que satiriza os acontecimentos terroristas do dia 08 de janeiro, quando pretensos nacionalistas saíram às ruas em Brasília, promovendo baderna e quebra-quebra em importantes cenários da política brasileira, como a Câmara, Senado, o Palácio do Governo e o Superior Tribunal Federal.
Como afirmou o desenvolvedor a esse repórter, em fevereiro desse ano, “durante o gameplay de Capital Fire, você terá dúvida se está num mundo de ficção ou de realidade”, denotando a histeria coletiva de parte da população brasileira, incapaz de conviver em um ambiente de respeito à livre democracia.
“O jogador precisará tomar decisões rápidas, enfrentar uma variedade de desafios, sobreviver a um cenário caótico repleto de zumbis ‘patriotas’, que estão atacando a democracia e destruindo tudo que encontram à sua frente”, declarou.
A iniciativa dos tais ‘patriotas’ de hackear o site e impedir acesso do público gamer a Capital Fire, evidencia como esses órfãos da ditadura destilam seu ódio, reforçando que, para eles, só alguns brasileiros têm direitos.
O espírito antidemocrático vigente no pensamento desses baderneiros os impede de aceitar as mudanças da política nacional e, paralelamente, de refletir sobre o absurdo acontecido no início de 2023, com destruição de patrimônio, indignação seletiva em relação aos líderes da política brasileira e defecando literalmente sobre a Carta Magna do país.
“Videogame é arte, é cultura, educação e também política”, afirmou Alex, em nosso bate-papo durante a produção inicial do game, nos primeiros meses do projeto.
“A diversão durante o jogo é capaz de gerar reflexão sobre temas importantes do cenário nacional, como fake news, polarização política, violência e democracia”, comentou, enfatizando o caráter lúdico e educativo de sua criação.
É vergonhoso que a nação tenha descido ao nível mais baixo da barbárie política, com uma truculência inaceitável de uma parte da população, que expressa o franco desejo de rasgar a Constituição, acreditando que “as leis existem para proteger as maiorias [e que] as minorias têm que se adequar”, como afirmou o ex-presidente ídolo dessa trupe de arruaceiros.

“O hackeamento do nosso site acendeu uma luz no painel, mas vamos seguir em frente. Eu sabia que o Capital Fire ia incomodar, mas não imaginei que chegaria a esse ponto”, explicou o desenvolvedor ao Quebrando o Controle, generosamente trocando mensagens em pleno dia de Natal.
“É estranho o site ficar meses sem acesso…e quando iniciamos a propaganda de lançamento, ele é hackeado e tirado do ar. A empresa que cuida do site do jogo está trabalhando para reestabelecer a página com mais segurança e também tentar achar os responsáveis”, detalhou.
Que o país readquira a civilidade perdida com a ascensão das trevas da última administração pública e que saibamos respeitar os pleitos, como tem sido desde a redemocratização do Brasil.
O site do game Capital Fire já está sendo restabelecido com novos recursos de segurança e o game continua em pré-venda no Steam, desde o dia 02 de dezembro.

Imagem: Capital Fire – Arquivo: Arte de Alex Leal

Colaborador do Quebrando o Controle e auto-declarado Extreme-Geek e D&D player, o profissional atua há 15 anos no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.




