Momento Retrô: Star Fox 64 (Revisitado)
maio 21, 2022Olá, gamers! Meu nome é Anderson Crush, e essa é a minha primeira postagem na UCEG. Estarei fazendo parte desse bloco chamado Momento Retrô. E para iniciar, trouxe o meu jogo favorito para conversarmos sobre ele: O Star Fox 64, lançado originalmente para Nintendo 64.
Sim! Esse game já foi comentado antes, mas com certeza vale a pena revisitá-lo, quem quiser saber mais pode conferir a seguir.
Link para o antigo Momento Retrô: https://ucegamers.com.br/site2023uceg/momento-retro-star-fox-64/
Introdução
A indústria de jogos passa por revoluções a cada geração que se passa. Várias pequenas criações por empresas e desenvolvedores inspiram competidores a copiarem e fazerem melhor, e assim a indústria de jogos segue. Star Fox 64 não só deu revoluções na indústria que são usados até hoje, mas também é um dos jogos mais elogiados do Nintendo 64. Não só isso, mas a falta de competição de Star Fox 64 faz com que ele seja referência para jogos Rail-Shooter de naves até hoje.
Star Fox 64 é um jogo Rail-Shooter de espaçonave. Lançado em 27 de Abril de 1997 no Japão, 30 de Junho de 1997 na América do Norte, 4 de Outubro de 1997 na Europa e em Novembro de 2003 na China pelo iQue Player, o jogo é comentado até hoje como um dos grandes jogos de nave estilo arcade já criados.
História e Criação
A história começa com a criação de Star Fox para o Super Nintendo Entertainment System, o SNES. Shigeru Miyamoto (o pai de Super Mario e Legend of Zelda), junto com Takaya Imamura e Tsuyoshi Watanabe discutiram como o console não é feito para comportar polígonos 3D. Então, representantes da Nintendo procuraram um estúdio que produzia jogos em polígonos 3D, sendo esse estúdio a Argonaut Games e o engenheiro Dylan Cuthbert com o jogo X.
A Nintendo e Argonaut Games desenvolveram um jogo como uma espécie de parceria. Esse jogo se chama Star Fox para o SNES lançado em 1993. A sua grande revolução é o uso de um chip chamado Super FX Chip, que permitia que o Super Nintendo renderizasse polígonos em tempo real. Assim, Star Fox lançou como um jogo revolucionário, e essa revolução está dentro do sangue da franquia Star Fox supervisionados pelo Shigeru Miyamoto.
Com o Sucesso de Star Fox para o SNES, Star Fox 2 começou a sua produção. O jogo estava planejado para ser lançado em 1995, usando o Super FX 2 Chip, que usava mais memória e seu custo era mais alto. Entretanto, com o lançamento do Nintendo 64 e seu poder de processamento, além de um controle com mais botões, Miyamoto decidiu cancelar o lançamento do jogo em maio de 1994. Então decidiu recomeçar desenvolvimento, que seria esse o Star Fox 64.
Desenvolvimento
Shigeru Miyamoto decidiu recomeçar o desenvolvimento com Star Fox 64, e a maior inspiração para o seu jogo foi justamente o primeiro Star Fox e o jogo cancelado Star Fox 2. Basicamente, quase tudo foi pegado desses jogos, melhorados e adaptados para o formato do Nintendo 64.
Os diálogos e textos foram melhorados para parecer um drama entre os personagens. Todos os personagens tinham inspirações claras, e o mundo de sci-fi foi levado pela produção de Miyamoto, a primeira direção de Takao Shimizu e a arte de Takaya Imamura. Com Miyamoto supervisionando, ele considera que a franquia Star Fox é um avanço tecnológico, sendo este jogo principalmente na questão de Áudio, Vibração do controle e de ser um jogo frenético. As opções do jogador eram mais responsivas comparado ao jogo do SNES, e a tela sempre mostrava ação de alguma forma. Cada planeta tem um visual visto de longe e dentro, similar aos planetas vistos em Star Wars. Diálogos sempre ocorrem entre os personagens comentando sobre as situações ou dando suporte.
Os personagens do time Star Fox são baseados nos principais integrantes do jogo Star Fox SNES. Fox McCloud é Shigeru Miyamoto, Falco Lombardi é Tsuyoshi Watanabe, Peppy Hare é Katsuya Eguchi e Slippy Toad é Yoichi Yamada.
Fox McCloud é baseado nos templos de Fushimi Inari-Taisha, onde tem uma raposa. Não só isso, mas o fato de Star Fox ter muitos obstáculos em forma de arcos é baseado justamente nos arcos desse templo.
Assim como o jogo Star Fox de SNES e o cancelado Star Fox 2, Fox McCloud tem liberdade de escolher múltiplas rotas através das ações feitas nas diversas fazes. O jogo conta com 16 fases diferentes, sendo que em uma jogada você é permitido ir em apenas 7 delas. Sempre começando com Corneria e terminando com o Planeta Venom. Ao contrário do primeiro jogo, Star Fox 64 dá a liberdade de você fazer a sua própria rota de acordo com as possiblidades do jogo. Ao todo, existem 25 rotas totais para experimentar. Cada parte da rota é separada em 3 dificuldades: Fácil, Médio e Difícil.
Vibração: Em 1997, os controles com vibração começaram a entrar no mercado de jogos. Foi introduzido por três jogos: Bushido Blade (1997) e Tobal 2 (1997) para PS1 com a inauguração do Dualshock, e Star Fox 64 (1997) com a adição do Rumble Pak. O Rumble Pak é um acessório que você encaixa embaixo do controle para ter feedback de vibração durante o jogo. O Star Fox 64 pegou pesado com o marketing do Rumble Pak, usando no vídeo promocional de Star Fox 64 tanto quanto todas as cópias de Star Fox 64 vinham com o Rumble Pak
Trama
No Sistema Lylat, o quarto planeta dele comporta a maioria dos cidadãos da galáxia, chamado de Corneria. Lá, existe um general do exército corneriano chamado de General Pepper. Também existe um cientista chamado Andross. O cientista macaco Andross começou a mexer com componentes perigosos e nocivos em Corneria, e General Pepper o expulsou e mandou para o grande plante infértil, Venom.
Após 5 anos, o planeta Venom demonstrou ter atividades suspeitas. Então o General Pepper convocou o time mercenário Star Fox, composto por James McCloud – Pai de Fox McCloud -, Peppy Hare – Companheiro de James – e Pigma Dengar. Pepper enviou o time Star Fox para investigar em Venom. Porém, com a chegada do time, percebeu-se que Pigma Dengar é vinculado com Andross e traiu o time, conseguindo capturar James McCloud. Peppy conseguiu fugir para Corneria, onde contou para Fox McCloud sobre a triste morte de seu pai.
Fox, devastado com a notícia, decidiu seguir os caminhos de seu pai indo para a academia e se tornando um piloto, formando o novo time Star Fox. O time Star Fox é composto por Fox McCloud, Lider e preciso; Peppy Hare, conselheiro e mentor de Fox em relação ao pai dele; Slippy Toad, engenheiro e técnico de máquinas; e Falco Lombardi, um Piloto-as com uma personalidade forte e temperamental.
Depois de alguns anos, Andross decidiu invadir os diversos planetas do Sistema Lylat, incluindo Corneria. Então, General Pepper convocou o time Star Fox para destruir as tropas de Andross em Corneria, e ir para Venom para finalmente ter uma batalha com Andross.
Ao caminho de Venom, Fox passa por diversos planetas e setores, encontrando amigos familiares como Bill Grey que foi junto a academia com Fox, e Star Wolf, rival de Star Fox. Como Andross espalhou suas tropas por todo o Sistema, Fox aproveita para tirar as tropas de Andross em seus setores até chegar no planeta Venom.
Jogabilidade e Design:
Você controla Fox McCloud, comodante do Time Star Fox e piloto de diversas naves. A nave segue um caminho linear enquanto inimigos e obstáculos aparecem para o jogador desviar e destruir essas naves. Existe uma pontuação que é contada ao destruir naves inimigas, onde cada abate com o laser ganha 1 ponto, e cada abate com o respingo da explosão do tiro carregado ganha 2 pontos, aparecendo um +1.
Ao total, são 16 níveis, separados em 8 planetas, 3 setores espaciais, 2 estações espaciais e uma estrela similar ao sol. Cada planeta tem a sua atmosfera única, como o planeta Zoness que apresenta água tóxica com monstros radioativos e construções, ou o planeta Macbeth que é pura rocha em toda a sua parte, permitindo exploração de pedras e facilidades com maquinarias. Setores espaciais como o Setor X são setores abandonados com as sobras da guerra do Sistema Lylat, ou o Setor Z onde Fox e seu time são encurralados e precisam defender a grande nave Great Fox de mísseis. Cada planeta apresenta uma história visual diferente, onde momentos diferentes da guerra entre o General Pepper e Andross ocorrem, e é dever do Fox ajudar os Cornerianos e seus aliados a ganhar a guerra.
Cada planeta dentro do jogo apresenta pelo menos um chefão que domina, e cada chefão tem a sua habilidade e sua fraqueza. O chefão de Macbeth chamado de Mechbeth é um trem inimigo que você acompanha o estágio inteiro. Já o chefão Meteo Crusher do cinturão de asteroides tem raios elétricos, naves suicidas teleguiadas e também apresenta lasers refletores. Cada grande inimigo tem a sua personalidade diferente, com métodos de ataque diferente.
Ao total, são 3 veículos diferentes usados nos 16 níveis. A maioria dos níveis são usados a grande nave espacial chamada de Arwing. Os Arwings são naves móveis e resistentes que podem mudar a posição da asa de acordo com a necessidade da situação. Conseguem ser usados tanto em planetas como no espaço, embora sua turbina emita uma cor diferente em relação a atmosfera.
Os Arwings são equipados com Lasers, que podem ser melhorados para Lasers duplos e mais ainda para Hyper Lasers, onde possuem um poder devastados com os seus inimigos. O Arwing também é equipado com o tiro carregado, que trava em um inimigo e é teleguiado diretamente para ele. O impacto da sua explosão causam respingos que destroem os inimigos dentro do seu alcance. A ultima função ofensiva que o Arwing tem são as Bombas Inteligentes. Elas podem ser teleguiadas ou não, mas possuem um impacto altíssimo na área, devastando a maioria dos inimigos. Os Arwings.
Os Arwings também possuem manobras evasivas e quantidade de proteção forte. As naves resistem até 9000 graus celcius, e facilmente resistem ao frio de quase 0 Kelvin. Os Arwing tem duas manobras aéreas: A cambalhota e o U-Turn. Este último só pode ser utilizado quando a asa está aberta e se encontram no modo livre de navegaração, ou All-Range Mode.
No modo livre de navegação, os tripulantes conseguem ir para todas as direções específicas confinados em uma arena, dando mais mobilidade. O Arwing também é equipado com um radar mostrando os arredores da arena, onde mostram os alvos aliados, rivais e desconhecidos.
Não só os Arwings são usados no jogo, mas outros dois veículos. Dois planetas usam o poderoso tanque Landmaster, que possuem dois impulsos nas rodas fazendo com que o tanque voe por um tempo. O tanque tem menos funções que o Arwing, mas apresenta ser mais lento e então, mais metódico na questão de velocidade.
O último veículo é o Blue-Marine, usado no grande planeta oceano Aquas. Ele apresenta lasers e torpedos infinitos que ajudam a ocasionar dano como também ajudam a iluminar o cenário a frente.
Áudio
Vozes:
Alguns jogos do Super Nintendo já permitiam usar gravações de vozes e serem reproduzidas em tempo real. Não se era muito utilizado pela alta quantidade de memória necessária para uma qualidade baixa. Com a evolução da tecnologia, isso mudou. Então, Mitsuhiro Takano foi convidado para participar do desenvolvimento de Star Fox 64 como roteirista. Pela dificuldade de testar o enredo junto ao jogo nas fases de testes, além de não ter dubladores contratados na época, Takano jogou Star Fox 64 diversas vezes e foi testando frases e atribuindo aos personagens. Muitas frases tiveram que ser pensadas sem que Takano soubesse em que ocasião elas seriam usadas. As personalidades dos personagens foram atribuídas pensando em quem falaria X frase. Frases de impacto e frases dramáticas foram usadas, mesmo quando Takano viu que elas eram cafonas. No final do planejamento das frases, Shigesato Itoi viu que lembrava um pequeno drama, quase um teatro.
Mike West, voz de Fox McCloud e James McCloud conta como foi o processo de gravação. Para a gravação dos atores, foram feitas audições e eles apenas foram chamados para um estúdio de gravação. As gravações foram feitas individualmente. Para cada personagem, algumas descrições eram dadas e os atores gravavam as suas vozes. Depois eles iam embora. O pagamento foi em dinheiro e junto veio uma cópia do jogo Star Fox 64. West nem sabia que ele estava gravando para um jogo direito, e não entendia nada da indústria de jogos naquela época. Na época, nenhum dos atores tinham vínculos ainda com Star Fox.
Mike West dublou Fox McCloud e outros personagens nesse jogo, o remake Star Fox 64 3D em 2011 e outros jogos de Star Fox. Rick May ficou conhecido pelo Soldado de Team Fortress 2. Lyssa Browne teve um papel em Dead or Alive 4, mas atua mais fora da indústria de games. Bill Johns é conhecido por atuar em Teatro e alguns filmes. David White participou em diversos jogos, como Halo 3, Fire Emblem e até em Kirby’s Epic Yarn. Jock Blaney participou de alguns jogos como Spy Fox 3, mas não teve papeis notáveis na Indústria. Ja Green apenas participou nos jogos da franquia Star Fox em alguns papeis secundários, mas não se sabe muito dele.
Música:
A composição foi feita pelo lendário Koji Kondo e Hajime Wakai. Koji Kondo compôs as músicas que não envolvem a jogabilidade, como a introdução e o menu. Wakai produziu todas as músicas de estágios e níveis. No caso, a música tema de Star Fox 64 é reproduzida em diversas versões por Kondo. A música de abertura, introdução de estágio e comemoração são versões similares do tema principal de Star Fox 64. Wakai já preferia fazer melodias diferentes para cada estágio. [1]Curiosidade: em um dos mega vazamentos da Nintendo em Julho de 2020, todas as vozes e composições originais ficaram acessíveis, sem nenhum tipo de compressão. Rapidamente, fãs da franquia recompilaram as vozes e a composição para escutar sem a forte compressão do Nintendo 64. As composições de Hajime Wakai são consideradas bem organizadas, e as de Koji Kondo é uma total desorganização.
Ao total, mais de 600 frases foram gravadas dentre mais de 20 personagens. As frases são distribuídas em momentos específicos da frase ou em relação a certas ações do jogador, promovendo uma maior imersão. Mesmo todas essas frases sendo comprimidas para caberem em menos de 3 Megabytes, a alta compressão tinha qualidade boa, no qual é bem compreensível saber o que os personagens estão dizendo mesmo sem legendas. Isso permitiu que diálogos entre personagens acontecessem durante a gameplay do jogo de forma que aumentasse a imersão.
https://www.youtube.com/watch?v=KbzEhNbbhZY&list=PLCwuT-TrOsBtQlIFZH0VL2TA-cu0zpoPW – Playlist das músicas restauradas.
https://www.youtube.com/watch?v=UW-7Em3BYiA&list=PLFB2A17E7429EF5C3 – Playlist das músicas originais
Os diversos efeitos de sons: https://www.starfox-online.net/Media/sfx-sf64/
Impacto e Resultado:
Star Fox 64, foi considerado o segundo jogo mais vendido de 1997, perdendo apenas para Mario Kart 64. Chegou a vender mais de 300 mil cópias em 5 dias. Também chegou a vender mais de 1 milhão de exemplares até o final de 1997. Entrou também para O Nintendo Power “Top 200 Melhores jogos da Nintendo de todos”. O Guiness World Records de jogos em 2009 declarou Star Fox 64 como o 45ª melhor jogo de todos os tempos, e também ganhou “Shooter of the year” em 1997 Editors Choice Awards
Suas notas em empresas como Metacritic, Famitsu, IGN e outras foram unanimemente aclamados. Sua menor nota registrada foi 4/5 estrelas pela Next Generation, e sua maior nota é com a Famitsu, onde conseguiu 36/40. Suas notas ficaram próximos a 90%.
Sua franquia acabou ficando extremamente conhecida como as séries secundárias da Nintendo, sempre trazendo alguma revolução. Em 2011 foi lançado um remake chamado Star Fox 64 3D, onde o pessoal que trabalhou no jogo original supervisionou o Remake. Ele também tirou vantagens dos efeitos 3D e permitiu melhorias nos gráficos, sons e vantagens como a portabilidade.
Três grandes elementos considerados da gamecultura do jogo são:
- Do a Barrel Roll: Uma das frases que Peppy Hare fala na primeira fase. A frase ficou quase tão popular quanto o próprio jogo. O próprio Google tinha uma referência em que ele dava um giro de 360 graus, justamente do Star Fox 64. – https://elgoog.im/doabarrelroll/
- A música Star Wolf: A música de batalha entre Star Fox e Star Wolf surgiu nesse jogo. Uma rivalidade que durou praticamente todos os jogos da franquia. A música acabou ficando bastante famosa com sua recomposição em Super Smash Bros Brawl, e é uma das músicas mais comentadas quando se fala das músicas de Star Fox.
- Rumble Pak: O Star Fox 64 vinha junto com o Rumble Pak, que fazia o controle vibrar. Com o sucesso do jogo, Rumble paks ficaram mais acessíveis e populares para quem tinha um Nintendo 64 e Star Fox 64. Certamente, Star Fox 64 ajudou com a popularização da vibração nos controles.
Ficha Técnica
- Produtor: Shigeru Miyamoto
- Diretor: Takao Shimizu (primeiro trabalho como diretor)
- Diretor de Arte: Takaya Imamura (Artista geral de Star Fox e F-Zero)
- Programador Chefe: Kazuaki Morita (programador ativo desde o Nintendinho)
- Roteirista: Mitshiro Takano
- Compositores: Koji Kondo; Hajime Wakai
- Com as vozes de (inglês):
- Mike West
- Rick May
- Lyssa Browne
- Jock Blaney
- David White
- Ja Green
- Bill Johns
- Produtor Executivo: Hiroshi Yamauchi
- Taxonomia: Atirador em trilhos, Shoot em up
- Jogadores: 1 a 4
- Mídia:
- Cartucho (N64, iQue Player),
- Download (Wii Virtual Console, WiiU Virtual Console, Nintendo Switch Online N64)
- Star Fox 64 Intro e Mission 01 – Corneria: https://www.youtube.com/watch?v=FF7RWxq9cNY
- Star Fox 64 Promotional VHS: https://www.youtube.com/watch?v=F0i_SI63I70
- Playlist das vocês sem compressão: https://www.youtube.com/watch?v=6k8InZDLu3w&list=PLGHIcexF8eqmA9xNy0FUEXQOCdUXxX9iR

Curiosidades:
- Nintendo lançou um remake de Star Fox 64, chamado de Star Fox 64 3D, lançado para o 3DS, produzido pela Q-Games. O jogo conta com boa parte dos atores originais e frases refeitas.
- As principais inspirações de Star Fox 64 foram: Star Fox, Star Fox 2, Thunderbirds, Fantoches, Novelas, Indenpendence Day, Mídias Sci-fi de robôs
- No seu lançamento na Europa, além do jogo ser conhecido como Lylat Wars, foram produzidos histórias em quadrinhos baseado em momentos do Star Fox 64
Referências
Iwata asks: Star Fox 64 3D
https://iwataasks.nintendo.com/interviews/#/3ds/starfox/0/0
https://en.wikipedia.org/wiki/Star_Fox_64
https://www.nintendo.com/super-nes-classic/interview-star-fox-2/
https://www.sega-16.com/forum/showthread.php?29638-The-N64-Mythology
https://iwataasks.nintendo.com/interviews/#/3ds/starfox/0/4

“A história do nosso passado tem muitos a nos ensinar sobre nós mesmos hoje!” Entusiasta de 3D Retro.









