Os melhores jogos de Olimpíadas para os videogames.

Os melhores jogos de Olimpíadas para os videogames.

agosto 9, 2021 0 Por Othon Norões

Foto: G1.com

Haja você histórico de atleta ou não, muito provavelmente suas chances de participar dos Jogos Olímpicos como acabam a conduz a distância. 

Porém quem busca emoções além de ficar torcida durante as Olimpíadas de Tóquio pode se arriscar nos games iluminados na histórica disputa. 

Aprontamos a seguir uma lista com alguns dos títulos mais importantes apresentados nos videogames.

Olympic Gold: Barcelona 92‘ (1992)

Foto: Olympic Gold

Bastante provavelmente o primeiro evento olímpico escoltado por quem nasceu em meados dos anos 1990, Barcelona 92 ficou marcada por questões geopolíticas da época, como o fim da União Soviética, centralização da Alemanha e revogação do apartheid na África do Sul. 

Ultrapassada para os videogames em ‘Olympic Gold’, a disputa virou um agradável título para Mega Drive, Master System e Game Gear. 

Principalmente no console de 16 bits, o jogo da Sega autodenominava a atenção pelas cores vívidas e gráficos extraordinariamente arrojados para época.

Sydney 2000‘ (2000)

Foto: Eidos

Divulgado pela Eida, ‘Sydney 2000’ parece hoje menos vistoso do que duas décadas atrás, já que o visual poligonal diferenciativo do PlayStation 1, Dreamcast e PC é bem menos glamouroso do que a apresentação pixelado das gerações anteriores. 

Do que todo modo, o jogo relatou um grande avançamento entre os títulos do gênero, com a adição de narração para as partidas e maior surrealismo em algumas práticas esportivas, graças aos gráficos em 3D. 

Na companhia de 12 modalidades, o game trouxe uma boa variedade, com compreendendo opções como levantamento de peso, tiro ao prato e nado livre.

Athens 2004 (2004)

Foto: 989 Sports

Porém é claro que a cumprimento de uma edição das Olimpíadas precisamente no lugar que é o berço do torneio conquistaria também um jogo para os videogames. 

Compartilhado pela Sony, o título saiu para PlayStation 2. 

Athens 2004’ pode ser conhecido uma evolução natural do jogo oficial das Olimpíadas atirado antecedentemente. 

Aquilo avanço dos anos e os avanços proporcionadas pela segunda geração de PlayStation trouxe gráficos melhorados em relação ao ‘Sidney 2000’ e um escopo maior para o jogo. 

Estável 15 modalidades, além de opções de atletas de 64 países, contendo o Brasil.

Mario & Sonic’ at the Rio 2016 Olympic Games (2016)

Foto: Nintendo

Porém verdade que a série ‘Mario & Sonsice’ vai longe de qualquer tentativa de reproduzir com fidelidade os jogos olímpicos nem se propõe a ser uma simuladora de modalidades esportivas. 

Assim como exatamente por esse descolagem da realidade que o título consegue se sair mais curioso e divertido do que boa parte de seus pares mais sérios. 

Sem embargo de trazer personagens com superpoderes e carregar os exageros típicos dos games de esportes de Mario e cia., o jogo reproduz as aparelhagens da Vila Olímpica do Rio de Janeiro.

Pronto para WiiU e 3DS.

Champion Island‘ (2021)

Foto: Google

Assim como verdade que Tóquio teve seu game oficial, ‘Olympic Games Tokyo 2020’, lançado para PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One e PC. 

Apesar disso, além de ter pretérito quase desapercebido com o adiamento dos Jogos Olímpicos em 2020, a verdade é que não tinha grandes novidades.

Excelente mais charmoso e impressionante é ‘Champion Island’, um Doodle especial do Google em comemoração à Olimpíada. 

Contemplado para rodar no navegador, o Doodle tem estética da era 16 bits e ainda tem belas animações que representam a história do protagonista, o gatinho Lucky. 

Ao longe dos minigames com modalidades diversas, como skate, tênis de mesa e nado sincronizado, o jogo traz elementos de RPG, com um cenário grande para exploração e NPCs para interagir.

Aquilo joguinho está disponível na página inicial de buscas do Google e também pode ser acedido por aqui.

Menção honrosa

California Games (1987)

Foto: Epyx

Dizendo de jogos de esportes é difícil não mencionar o clássico ‘California Games’. 

É verdade que não é apoiado nas Olimpíadas, mas algumas das modalidades vistas por lá hoje em dia foram integradas na disputa global, como skate e surfe. 

Projetado originalmente para computadores em 1987, o fez sucesso no Brasil com seu porte para consoles e com o título representado para ‘Jogos de Verão’. 

Eles gráficos vibrantes e a presença de esportes até então pouco vistos nos videogames, como baladeira e frisbee, eram diferenças do jogo. 

Aquele grande defeito, porém, é o nível de dificuldade por vezes um com tamanha intensidade elevado, fator dificultado pelos controles não tão precisos.