Museu do Videogame Itinerante trará em 2022 exposição comemorativa dos 50 anos dos videogames.

Museu do Videogame Itinerante trará em 2022 exposição comemorativa dos 50 anos dos videogames.

agosto 10, 2021 0 Por Othon Norões

 Foto : Videogame Itinerante

Museu do Videogame Itinerante trará em 2022 exposição comemorativa dos 50 anos dos videogames

Em 1972, o engenheiro alemão, naturalizado norte-americano, Ralph Baer, anunciava o Magnavox Odyssey, um console de videogame com imagens em preto e branco, sem som e os gráficos não passavam de riscos e quadradinhos. 

Ele não imaginava que sua invenção, cinco décadas depois, resultaria em um mercado mundial de 126 bilhões de dólares ao ano, maior do que as indústrias de filmes e músicas juntas.

E é com o objetivo de mostrar como aconteceu essa evolução que o Museu do Videogame Itinerante anuncia para o próximo ano a “Exposição 50 anos de videogames”. 

Com entrada TOTALMENTE GRATUITA e aberta ao público, serão mais de 350 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos e atuais para jogar, além de trazer Palco Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes, realidade virtual e as áreas PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e PC Gamers Nvidia. Os eventos acontecerão em várias cidades do Brasil em 2022.

O Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do país. 

Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris. 

Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.