
Indie brasileiro Pop and Chicks se inspira em game de Mega Drive e quer unir pais e filhos
novembro 19, 2023A equipe da desenvolvedora brasileira Wise Box Studios acaba de anunciar o lançamento de Pop and Chicks, game para o console Nintendo Switch, que se inspira em um antigo projeto de Mega Drive e busca, por meio de sua condução lúdica e narrativa, unir pais e filhos no desfrute do game.
O game designer Kleyber Silva, um dos responsáveis pela produção, conversou com o Quebrando o Controle e explicou as intenções do time com o jogo e falou sobre o processo de criação e publicação do projeto.
“Nós não trabalhamos full time no projeto, ele foi feito nas horas vagas de cada um dos integrantes, tornando tudo mais desafiador do que imaginávamos”, comentou, ao relatar o processo de desenvolvimento da criação. “O projeto tinha como objetivo consolidar três pessoas trabalhando em conjunto, criando uma harmonia entre nós”, salientou.
Kleyber afirmou que “foi uma surpresa quando uma publisher entrou em contato”, para o lançamento do game na plataforma da Nintendo. “As tratativas com a Nintendo não foram realizadas por nós. Tivemos um intermediário, uma publisher da República Tcheca, [que] entrou em contato conosco demonstrando interesse em portar o jogo”, comunicou, ressaltando que, a princípio, pareceu-lhes estranho o interesse internacional. “Todas nossas resenhas e vontades na portabilidade foram aceitas sem atrito”, confidenciou.
“Quando o contrato chegou e vimos que nossos pontos foram todos respeitados, ficamos um pouco desacreditados no que estava acontecendo, foi super confortável todas as tratativas, sendo realizadas por email e entrevista”, destacou, evidenciando uma situação que tem se tornado comum entre os desenvolvedores brasileiros, procurados por publicadoras de fora em razão da qualidade de nossas produções.
Um dos aspectos que chama a atenção no game é seu caráter claramente lúdico com foco no atendimento a um público aparentemente mais infantil. A opção do estúdio não foi casual e atende a uma parcela de interessados que representa um valor intrínseco para os desenvolvedores:
“O tema infantil [escolhido] faz parte da proposta do nosso jogo”, indicou o designer, explicando que se trata de uma homenagem. “Deivisson Silva jogava Flicky, um jogo de Mega Drive, com o pai dele. Flicky um jogo que uma galinha precisava salvar seus filhotes. Pensamos em como atualizar o jogo e colocar características que fizessem a mesma conexão entre pais e filhos”, rememorou.
Deivisson Silva, o profissional citado, foi o responsável pela programação do jogo, ao lado de Jonas Araújo, que atuou como Technical Artist e VFX Artist, e do próprio Kleyber, que liderou os trabalhos.
Como equipe, a Wise Box Studios está no mercado há pouco tempo, tendo lançado seu primeiro produto apenas em 2020. De lá para cá, já são seis jogos disponibilizados para o público, com diferentes membros atuando nas equipes, tendo o designer como único representante comum nas produções.
Kleyber ressaltou que o time sempre nutriu o desejo de criar jogos e o processo tem se mostrado gratificante. “Tínhamos vontade de criar por nós mesmos produtos que fossem para a Steam. Não necessariamente querendo inovar, mas nos desafiar”, relatou, enfatizando que há novidades a caminho.
“Estamos na produção de um título mais recente para lançamento em Dezembro, o Mimi the Cat – Meow Together, nosso primeiro jogo cooperativo”, revelou para o Quebrando o Controle.
Pop and Chicks está disponível para download direto na Nintendo eShop por módicos R$ 5,98, um valor extremamente barato para curtir uma vivência lúdica em família.
“O Nintendo Switch até um tempo atrás era um mar azul para preços maiores [mas], de 2 anos para cá, houve um aumento nas publishers e isso foi trazendo a percepção de valor para baixo”, disse o desenvolvedor, comentando que, inicialmente, as tratativas previam valores melhores para o jogo. “Durante o acordo com a publisher, fomos informados que haveria um multiplicador nos valores [mas], aparentemente, houve algum problema. Estamos em contato com a publisher”, finalizou.
Para adquirir o game, basta acessar a loja virtual do Switch. Uma versão para PC também está disponível no Steam.
Imagem: Fotomontagem a partir de arte disponibilizada no GamerBase

Colaborador do Quebrando o Controle e auto-declarado Extreme-Geek e D&D player, o profissional atua há 15 anos no jornalismo de games, com passagens pelos veículos Portal GeeK, Game Cultura, GameStorming, Rádio Geek e Drops de Jogos, entre outros.