A Loading acabou e a importância que o canal  tinha para o futuro dos E-Sports no Brasil

A Loading acabou e a importância que o canal tinha para o futuro dos E-Sports no Brasil

maio 30, 2021 0 Por Sergio Henrique

No último dia 27 (27/05/2021) a rede de televisão Loading fez uma demissão em massa, marcando, após curtos 6 meses, o fim da sua inovadora programação, focada no público geek e mais jovem, tendo, na sua grade, diversos animes e programas referentes a cultura pop, que incluia, também, um programa referente a E-Sports, o MVP, que passava na rede de televisão de Segunda a Sexta.

Imagem de estreia do programa MVP, que cobria os E-Sports na TV Loading, junto com os apresentadores: Ana Xisdê, Thauê Neves e Cabelo Gamer. Fonte da Imagem: TV Pop.

Mas, bem, qual era a real importância desse programa?
Os E-Sports são sim bem difundidos no meio da Internet, porém, o fato deste programa ser apresentado na, agora de portas fechadas, Loading, era o seu verdadeiro diferencial: A Loading era uma rede de TV aberta. Ou seja, alguma pessoa, sem condições de pagar Internet, ou então que morasse em um lugar onde esse acesso não era facilitado, poderia desfrutar do mundo da tecnologia com que nós estamos acostumados, tirando a concentração desse prazer das grandes cidades, facilitando a sua difusão pelo país, e assim, aumentar o reconhecimento dessa modalidade desportiva tecnicamente recente. A rede tinha a capacidade enorme de mover gerações futuras e atuais em novas direções, e ir em busca de conhecer o mundo da tecnologia e da cultura globalizada, não somente do meio desportivo. O que é uma verdadeira perda para o cenário gamer/geek do país.

Por conta desse incidente, provavelmente, nós, Brasileiros, devemos ter de esperar mais um pouco para a ampla aceitação da cultura dos esportes eletrônicos.

A grade do canal contava com os mais diversos programas sobre a cultura geek. Fonte da imagem: Vigília Nerd.

O canal interrompeu sua programação. Até o momento deste artigo, estava apresentando reprises de seus programas passados, e sem grade específica. Não se sabe qual será a emissora que irá comprar o sinal e nem até quando ele vai continuar se mantendo no ar.

Qual era o seu programa favorito? Conta pra gente!