Z-vempramesa

Bem vindos, mais uma vez, a coluna de board games do site da UCEG. Depois de conhecermos mais sobre esse hobby, e de apresentarmos como esses jogos podem contribuir para o desenvolvimento de algumas habilidades, além de possibilitar interações humanas, no estilo olho-no-olho, chegou o momento de entrarmos no conteúdo dos jogos em si, e apresentar os estilos ou gêneros dos jogos de mesa que você, leitor, e sua mesa poderão ou irão se identificar.

Os jogos de mesa são bastante plurais, ao adentrar nesse universo você irá se deparar com a existência de diversos gêneros de games, e cada tipo tem sua especificidade o que possibilita a existência de vários nichos dentro desse mundo. Isso, inclusive colabora para segmentar os jogadores de acordo com o estilo que mais irá lhe agradar. É muito importante buscar entender quais são os gêneros e quais são os elementos que os distinguem para que o jogador possa se identificar com um ou mais gênero. Além disso, esse conhecimento vai te ajudar no momento de formar a sua mesa, o que é fundamental, pois você dificilmente irá jogar sozinho e as pessoas têm gostos distintos, nem todo mundo curte jogar por horas um Euro Game, e tem gente que não tem saco de usar as miniaturas típicas dos Ameritrash.

Hoje iremos buscar falar de dois estilos que faz muito sucesso no Brasil, que são: Party Game e Ameritrash.

 

Party Game

LoveLetter-components

Os jogos party, como o nome diz, são jogos de festa. Alguém sabe me dizer o que temos em uma festa? Musica alta, pessoas conversando, bebendo, sorrindo, zoando com o amigo, etc. É nesse clima, de descontração, que são jogadas as partidas dos Party Games. Esse estilo de jogo é sustentado basicamente por quatro pilares:

  • Interação alta e espontânea com os membros da mesa;
  • Regras muito simples (em 5 minutos você já é um mestre do game);
  • Partidas muito curtas (as partidas não passam de 10 minutos);
  • Poucos elementos na mesa (um baralho com poucas cartas ou nada).

Sendo assim, esses jogos são bons para juntar uma turma grande e se divertir sem muito compromisso, ou então, por serem considerados fillers, eles são ótimos jogos de entrada, usados para aquecer a sua mesa antes de irem para a atração principal do dia.

Os party também são recomendados para “catequizar” novos jogadores, pelas facilidades apresentadas acima, unindo a isso a sua facilidade em ser transportado, em não precisar de mesas grandes e por ser, geralmente, muito bonito, com artes bem elaboradas apesar da simplicidade.

Entre os jogos que estão nessa classe indicamos: Love Letter, Bang, Coup, Timeline, Munchkin, Werewolf.

 

Ameritrash

DW_oversikt

Os Ameritrash… Apesar de ser uma denominação inicialmente pejorativa, é um dos gêneros que mais faz sucesso entre os jogadores que já tem maior vivência no mundo dos boards, mas que não curtem jogos de estratégia muito densa, ou ainda preferem uma interatividade maior entre os componentes da mesa, o famoso metagaming.

Os jogos são caracterizados assim por trazerem os seguintes elementos como foco:

  • Alta importância da temática (o tema é muito importante para o entendimento e desenrolar da partida);
  • Grande interação entre os membros da mesa;
  • Maior quantidade e complexidade de regras;
  • Alta existência da Sorte (uso de dados e outros elementos);
  • Partidas mais longas (depende do game, mas pode ser de 30minutos até 2 horas).

Os Ameritrash focam na inserção dos players em diversos temas, desde zumbis até criação de linhas de trem. Esse estilo abusa da utilização de miniaturas, cartas com artes soberbas, dados incomuns e tabuleiros belos. Em resumo, é um estilo de jogo que pega temas populares do meio nerd/geek e trabalha com os seus olhos e a imersão da mesa nesses microuniversos.

O fator, temática, se for bem apresentado pode angariar novos jogadores, pessoas que buscam mais produtos que falem de uma série de livros ou filmes que elas curtem. Exemplo maior foi o que ocorreu com o jogo Zombicide, que atraiu o olhar de muita gente para esse hobby durante a “Era de Ouro” dos zumbis.

Entre os jogos que estão nessa classe indicamos: Dead of Winter, King of Tokyo, Eldritch Horror, Game of Thrones.

Terminamos por hoje, mas na próxima matéria falaremos mais sobre os outros estilos de jogo. Deixe seu comentário ou dica de jogos que pertencem aos gêneros apresentados.


10475987_683193168440829_4773414716135340235_o

Lucas Silva
Formado em História, leitor de ficção e cara dos bastidores
‘Saber que nossas crenças são incertas é a unica maneira de viver bem’