COUP

COUP te conduz ao blefe!

Olá gente, esse é meu primeiro texto pro “Vem pra mesa”, hoje eu falarei um pouco sobre o jogo COUP. Já começo dizendo que pra jogar COUP você precisa ser bom em blefar, mentir e manipular, e se não for bom, durante o jogo você aprenderá.

COUP foi criado por Rikki Tahta, La Mame Games em 2012, e é distribuído aqui no Brasil pela Funbox jogos, podem participar de 3 a 10 jogadores, com idade a partir dos 14 anos.

O jogo começa com cada jogador recebendo duas moedas e duas influências.

As influências são formadas por 5 personagens e cada personagem possui uma habilidade diferente:

Cartas COUP

As cartas de COUP

  • Duque: Pode pegar três moedas do tesouro (não pode ser bloqueado), também pode bloquear alguém que queira pegar ajuda externa.
  • Assassino: Paga três moedas ao bancovpara assassinar um personagem de outro jogador.
  • Condessa: Bloqueia a tentativa de assassinato contra si mesma.
  • Capitão: Pode pegar duas moedas de outro jogador (pode ser bloqueado pelo capitão e embaixador), também bloqueia alguém de roubar suas moedas.
  • Embaixador: Pode comprar duas cartas do deck, escolher duas cartas entre as cartas que tem na mão, e em seguida devolve as que não quer, as embaralhando com o restante do deck.

Além das habilidades de seus personagens em sua rodada, você conta com as seguintes ações:

  • Renda: Receba uma moeda (não pode ser bloqueado ou contestado).
  • Ajuda externa: Receba duas moedas (pode ser bloqueado pelo duque).
  • Golpe de Estado: Pague 7 moedas e escolha um jogador que perderá uma de suas influências, ao possuir 10 moedas, o jogador é obrigado a dar um COUP (não pode ser bloqueado nem contestado).

Lembrando que você pode blefar, dizer que possui um personagem e usufruir de suas habilidades, mesmo sem o possuir. Mas nem tudo são flores, estamos falando de um jogo em que só um jogador sai campeão, então você pode ser desafiado a provar sobre suas influências e que personagem você possui, tanto no seu turno, quanto em resposta ao se defender da ação de alguém.

Se você não possuir o personagem que afirma ter, então perde uma de suas influências e revela um de seus personagens ao virar para cima.

Personagens virados e revelados não podem ser usados, se você virar seus dois personagens, você estará sem influência, e consequentemente estará fora do jogo.Mas temos a outra opção, se você realmente possuir o personagem que afirma ter, você o revela (esfrega na cara do outro jogador! brinks!), o jogador que te desafio e duvidou, perde uma influência, você embaralha seu personagem revelado no deck, e compra uma nova carta, podendo ser até o mesmo personagem que você acabou de se desfazer. O jogo acaba quando só um jogador possui influência virada para baixo.    

DETALHES DO JOGO

Perigo de duplo assassinato:

É possível você perder duas influências em um turno se você falhar ao se defender contra um assassino. Por exemplo, se você contestar um assassino usado contra você e perder, você vai perder uma influência para o desafio perdido e, em seguida, uma influência para o assassinato de sucesso. Se você blefar sobre ter a condessa para bloquear uma tentativa de assassinato e for contestado, você vai perder uma influência para a contestação perdida e, em seguida, perde uma influência para o assassinato de sucesso.

Total (falta de) confiança:

  • Quaisquer negociação são permitida, mas nenhuma é vinculada.
  • Os jogadores não podem revelar qualquer uma de suas cartas para os outros jogadores.
  • Nenhuma moeda pode ser dada ou emprestada a outros jogadores.
  • Não existe segundo lugar.

*Informações baseadas no manual do jogo

COUP é um jogo denominado como partygame (jogo de festas), sendo assim, ele é um jogo de duração entre 15 a 30 minutos e de fácil aprendizagem. Ideal para aquela reunião de amigos e familiares.

Talvez você conquiste alguns inimigos e perca alguns amigos, pois a ideia é que você seja um bom mentiroso, não nos responsabilizamos. (risos)

CONTEÚDO:

  • 25 Cartas de personagens
  • 05 cartas de Inquisidor – personagem opcional no lugar do embaixador
  • 06 cartas de ajuda
  • 24 moedas
  • 06 moedas de ouro (cada uma equivalente a 5 moedas de prata)
  • Livreto de regras

CRÉDITOS:

Game design: Rikki Tahta, La Mame Games

Desenvolvimento: Haig Tahta & Sacha Tahta

Testes: Todos da La Mame

Design gráfico: Luiz Francisco

Ilustração: Weberson Santiago

Tradução: Tatiane Cappelari


Naelton SantosNaelton Santos

Escritor, gamer e futuro publicitário.

“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos”