Dentro da programação da Feira do Conhecimento, a União Cearense de Gamers está colocando disponível para pessoas com dificuldade acessibilidade, o  Controle Adaptativo XBOX da Microsoft.
Esta nova tecnologia foi anunciada pela Microsoft no começo de 2018, trata-se de um novo controle para o Xbox One que permite que se configure de forma variada e com vários acessórios,  para tornar possível pessoas com limitações físicas possam jogar sem muitas dificuldades. Lançado no segundo semestre, o joystick chamou a atenção do público e da imprensa, o que acabou garantindo o seu lugar na lista das 50 melhores invenções de 2018 da revista Time.
image.png
Foto: Capa da Revista Time onde se encontra o dispositivo listado. (Fonte: Tecmundo)

A Microsoft já teve outros projetos ligados a acessibilidade, mas este lançamento toma destaque, por conta das muitas possibilidades que o joystick dispõe. “Para nós, trata-se também de como a tecnologia pode capacitar 1 bilhão de pessoas que têm deficiências em todo o mundo. Não só é importante que façamos isso para nossos clientes e nossos funcionários, mas também é uma área interessante para a tecnologia e a inovação gerarem um impacto incrível” – Microsoft News.

O joystick possui um design retangular que fica em cima de uma superfície, com peças que podem ser configuradas conforme a necessidade do jogador, a Microsoft deu a chance de todos os jogadores conseguirem se entreter sem limitações físicas.

image.png

Foto:  Mike Luckett, capitão aposentado do Exército dos EUA, trabalha para a Warfighter Engaged, uma ONG que fornece equipamentos de jogos para veteranos feridos, e ajudou a testar o novo Xbox Adaptive Controller  (Fonte: Microsoft)

O Controle Adaptativo da XBOX já começou a ser comercializado nos EUA no semestre passado e deve chegar oficialmente ao Brasil somente em 2019.
Vídeo comercial da Microsoft demonstrativo da tecnologia:

Este dispositivo estará disponível para uso na Feira do Conhecimento de 21 a 24 de novembro de 2018.
Mais informações sobre o evento: http://feiradoconhecimento.com.br/

Agradecimentos ao amigo Felipe Magalhães por apoiar nessa missão :)


Izequiel Norões
Professor, Analista de Sistemas, Diretor da UCEG e pai do Icaro.
“Os jogos podem mudar o mundo”