Z-review1

Jogos de plataforma em um cenário tridimensional, tiveram seu auge nas décadas de 90 e 00. Franquias já consagradas no universo 2D, como Sonic e Mario, fizeram sucesso com a migração para o mundo poligonal, porém outras franquias surgiram após esse conceito, e estamos falando de Ratchet & Clank.

O primeiro Ratchet & Clank foi lançado em 4 de novembro de 2002 para o PS2, exclusivo para o console e desenvolvido pela Insomniac Games, o jogo fez bastante sucesso e ganhou diversas continuações, inclusive para PSP e PS3.  A proposta era de abrir espaço aos jogos de plataforma, os quais foram desaparecendo ao longo do tempo, em contra partida houve um crescimento no lançamento de jogos ao estilo sandbox (mundo aberto) basta olhar para os grandes títulos de 2015.

Buscando diversificar, frente a tantos jogos de certa forma ‘parecidos,’ Ratchet & Clank é uma boa aposta para atrair olhares de um mercado que recentemente está pouco acostumado a mudanças. Certamente a Sony e a Insomniac acertaram quando apostaram nessa fórmula.

Enredo:

Após 14 anos a Sony decidiu dar novos ares a franquia e investiu não apenas em um novo jogo, mas também em um filme baseado no jogo para apresentar a nova geração de gamers, que não conheciam o jogo, uma espécie de ‘Jogo baseado no filme baseado no jogo’.

Logo no início você é apresentado a  Ratchet, um exímio mecânico da raça Lombax, que tem o sonho de fazer parte do time de patrulheiros espaciais e defender a galáxia contra as ameaças dos mais diversos vilões. O heroi decide participar da seleção de novos patrulheiros que ocorrerá em seu planeta, Veldin, mesmo após ter sido aprovado em todos os exames de maneira impressionante, acaba sendo dispensado pelo líder dos patrulheiros, o Capitão Qwark.

Ratchet & Clank™_20160420212556

Decepcionado, Ratchet retorna a sua garagem e presencia a queda de uma aeronave, a mesma continha um tripulante ‘diferente’, um pequeno robô com defeito nomeado de Clank,oriundo de uma fábrica do planeta Quartu, onde Chairman Drek está construindo um exército de robôs e máquinas, estes tem como objetivo deter os patrulheiros e ajudá-lo em seu plano de dominar a galáxia. A partir daí a jornada dos protagonistas toma um novo rumo.

Ratchet & Clank™_20160420215551

Gameplay

Como um jogo de plataforma e aventura, o mesmo é repleto de cenários não tão grandes, com uma gama de desafios e puzzles a serem resolvidos a fim de realizar o objetivo daquela missão a qual os protagonistas foram designados. A jogabilidade muda de acordo com o personagem que se está controlando no momento, fator interessante que alterna entre ação e exploração.

Elementos consagrados da franquia e outros games estão presentes no jogo, além de terem sido um pouco melhorados. Por exemplo, o level do personagem e das armas está de volta, este consiste de um sistema bem simples, quanto mais inimigos forem derrotados mais pontos de experiencia são obtidos, e após atingirem o valor máximo, aumentarão a barra de vida do personagem. Já para as armas, a medida que elas vão sendo usadas e aumentam de nível, o dano e suas habilidades mudam, algo que conta positivamente para que o jogador use todo seus equipamentos durante o jogo.

Mini games e colecionáveis não poderiam ficar de fora, ambos estão presentes em diversos cenários e em sua maioria constituem objetivos secundários que irão liberar novos equipamentos que auxiliam a exploração em alguns momentos.

Ratchet & Clank™_20160421134335

Lembra alguém ?

Ratchet & Clank™_20160421135214

Um dos chefes de objetivos secundários

Ação e Puzzles:

Quando se está no controle de Clank, o jogo deixa de lado a ação e foca em solução de quebra cabeças com elementos contidos nos cenários ou em fugas de inimigos bem mais poderosos, que fazem o papel de chefes ou sub-chefes, já que como pode ser visto o mesmo é um mero robô sem muitas habilidades de combate.

Ratchet-Clank-PS4_10-28-15 Ratchet & Clank™_20160420215238

No controle de Ratchet a ação e exploração são o foco do jogo, dotado de um arsenal de armas que vão de uma chave inglesa futurísticas, até armas que transformam inimigos em pixels de 8 bits explosivos ou fazem todos dançarem em meio a zona de guerra. Além disso, ele conta com algumas habilidades de Clank, que ajudaam na locomoção pelos cenários e a resolver alguns puzzles que por ventura possam aparecer.

Ratchet & Clank™_20160421101555

Momento ‘Just Dance’

Ratchet & Clank™_20160421161339

Aspectos positivos:

– Mundo: Com todo o universo a ser explorado, a variedade de planetas e a diferença entre eles é um ponto bastante positivo do game, os mesmos variam de ambientes tradicionais mesclando partes terrestres ou aquáticas ou até planetas, onde um elemento natural é sua principal constituição como: lava, água, gelo e etc.

– Jogue uma animação: Em diversos momentos durante o jogo, é nítido o quão detalhado são os aspectos como iluminação e level design, deixando o mesmo parecido com um filme de animação, chegando até a lembrar antigos clássicos da Pixar como Toy Story.

– Humor: Bastante presente na franquia, o humor é outro aspecto que vale ser destacado. Em momentos, onde diversos inimigos surgem na tela, ou até mesmo em situações que o jogador menos espera, com piadas e tiradas de tempo bem amigáveis, o que torna o jogo bem amigável, fazendo com que as horas de jogatina passem sem você perceber.

Aspectos Negativos:

– Controle de câmera: Diversos jogos com a temática de plataforma 3D tem uma grande dificuldade para fazer com que a câmera esteja no momento certo e na hora certa, com isso a possibilidade de ajustar o ângulo com a ajuda do analógico direito em alguns momentos é essencial. Porém, o mesmo não é feito de maneira tão eficaz no jogo. Como os botões de ação requerem que o jogador constantemente retire o dedo do analógico direito, o ajuste da câmera durante um pulo ou até mesmo combate se torna falho e deve ser feito antes de realizar a tarefa ou durante ela.

– Bugs: Durante alguns chefes ou cenas, onde há diálogo entre seus personagens com outros NPCs, caso algum objetivo seja alcançado muito rápido, ou até antes desses diálogos aparecerem na tela o jogo não reconhece que a ação já foi completada e você fica preso no cenário sem poder progredir. Em situações extremas o jogo trava e você volta a tela principal do seu PS4. Porém, isso ocorreu duas vezes durante nossa análise, algo que pode ser resolvido com o feedback dos jogadores para empresa.

Veredito

Ratchet & Clank é um jogo que vai lhe oferecer bastante diversão durante as explorações dos mais diversos planetas de uma galáxia repleta de aliens, que tentam te derrotar da maneira mais divertida possível. Além de quebrar o ritmo de seriedade de grande parte dos jogos da atual geração, fazendo lembrar que, não é necessário ser extremamente real para ser divertido.

Com certeza é um jogo obrigatório para aqueles que possuem um PS4, além de contar com um preço bem abaixo dos valores do mercado atual, R$149,00.

E ai? Pronto para visitar o mundo reimaginado de Ratchet & Clank?

Parceiro:

10153740_346492628857697_417302156803700470_n


11666031_950900884966509_4343823221100572090_n

André Mesquita
Mercante e amante de jogos digitais
‘A cultura gamer vai muito além de pressionar botões’