Fala galera, tudo beleza com vocês?

Sim, saiu o aguardado trailer “full reveal” que foi anunciado no jogo do EL Clásico entre Barcelona e Real Madrid no estádio Santiago Bernabéu, no fim de semana que passou. O trailer foi disponibilizado hoje pela manhã primeiramente no Twitter e, no decorrer do dia, foram disponibilizadas mais algumas imagens do jogo e iremos de prontidão estar cobrindo as novidades para vocês aqui na nossa página e nas nossas redes sociais. Fiquem de olho.

Vamos dar uma olhada agora no trailer e em seguida, irei fazer alguns comentários breves do que achei e o que espero desse novo no jogo da franquia PES.

COMENTÁRIOS DO TRAILER DE ANÚNCIO

CLIMA DINÂMICO
Logo no início do trailer já se pode notar que a iluminação do estádio vai mudando gradativamente, o que nos faz ter convicção que este recurso será implementado no jogo, mas, agora em sua total plenitude. Com este recurso será possível perceber a transição de luz natural solar para a artificial dos refletores do estádio, ou seja, no decorrer da partida o sol se põe e as luzes do estádio irão acender para que o relvado continue com o espetáculo.

PHILLIPE COUTINHO E BECKHAM
Como era de se esperar, Phillipe Coutinho, o mais novo embaixador do PES e craque do FC Barcelona que é parceiro da Konami, será a capa para a versão STANDARD EDITION do jogo. O veterano David Beckham tem uma participação especial no trailer com alguns detalhes de sua nova remodelagem dando ênfase nas tatuagens e na textura de seu uniforme, dando a entender que estes foram remodelados e melhorados juntamente, claro, da nova iluminação no uniforme do jogador. Irado isso. Aparece também uma versão mais jovem da lenda inglesa nos tempos do Manchester United. Será que teremos mais versões dos jogadores lendários?

DATAS DE LANÇAMENTO
Para finalizar o trailer as datas de lançamento foram divulgadas e como o que era esperado depois do vazamento da PSN, o lançamento mundial acontecerá no dia 28 de agosto, já na Europa e Ásia, o lançamento acontecerá no dia 30 de agosto.

PLATAFORMAS DO JOGO
O jogo Pro Evolution Soccer 2019 estará nos consoles da nova geração PS4, XBOX ONE e também no PC. Para quem esperava versões para PS3 e XBOX 360, infelizmente, não vai rolar.

VERSÕES DO JOGO

O jogo trará três versões distintas, cada uma delas irá dar alguns recursos e brindes a mais que a outra, são elas:

STANDARD EDITION

  • EMPRESÁRIO PREMIUM x 10 semanas
  • 3 RENOVAÇÕES DE CONTRATO x 10 semanas
  • EMPRESÁRIO PREMIUM x 10 semanas
  • BECKHAM 2018 por EMPRÉSTIMO

DAVID BECKHAM EDITION

  • EMPRESÁRIO PREMIUM x 20 semanas
  • 3 RENOVAÇÕES DE CONTRATO x 20 semanas
  • COUTINHO por EMPRÉSTIMO
  • BECKHAM 2018

LEGEND EDITION

  • PES Legend
    1 jogador disponível entre as 11 lendas a seguir: D. BECKHAM, JOHAN CRUIJFF, ROBERTO CARLOS, GULLIT, CAFU, P. MALDINI, P. NEDVĚD, O. KAHN, L. MATTHÄUS e P. VIEIRA
  • EMPRESÁRIO PREMIUM x 30 semanas
  • 3 RENOVAÇÕES DE CONTRATO x 30 semanas
  • COUTINHO por EMPRÉSTIMO
  • BECKHAM 2018

*BÔNUS DA PRÉ-VENDA DIGITAL

Para quem adquirir a versão digital do jogo terá também alguns recursos a mais no jogo, são eles:

  • LENDA DO PES DO BRASIL por EMPRÉSTIMO
    Romario, a lenda brasileira do PES, está disponível.
  • 1,000 myClub coins
  • Tema do PES 2019

RECURSOS E NOVIDADES DO JOGO

Alguns recursos do jogo também vazaram quando a PSN anunciou a pré-venda de forma antecipada. Ainda não se sabe tudo sobre eles e a Konami prometeu ir divulgando aos poucos a funcionalidade dos tais.

LIGAS AUTÉNTICAS
O PES 2019 contará com novas ligas licenciadas, porém, não se sabe ao certo ainda quais ligas serão essas. Não vou abordar aqui as que eu ACHO que estarão, até porquê não gosto de trabalhar com hipóteses e sim com fatos. Então, o jeito é aguardar mesmo.

NOVO MYCLUB
Neste modo de jogo a Konami promete muitas mudanças. E merece muita atenção, pois, atualmente é o modo mais jogado pelos players de PES.

“Jogadores de alto desempenho serão incluídos no jogo. Dependendo do desempenho na partida da semana anterior, esses jogadores terão atributos melhorados e, talvez, novas habilidades por tempo limitado. Fortaleça seu time com essas versões especiais dos seus jogadores preferidos ou conheça novos jogadores que jogaram bem.” (Trecho retirado do site oficial)

Teremos também mais lendas no decorrer do jogo, além dos supracitados anteriormente. Será que vem um Batistuta? Ou outros nomes que marcaram seu tempo e que foram esquecidos pela franquia? Tomara. Vamos torcer que sim e aguardar.

A PES LEAGUE terá partidas semanais chegarão como novo recurso. É possível ganhar vários prêmios se chegar nas primeiras posições. Isso é importante para ganhar GP e fortalecer seu time.

MOMENTOS MÁGICOS

Serão implementadas nos jogadores mais 11 habilidades novas que farão com que tenham mais recursos e que se pareça cada vez mais com os jogadores reais, não somente na aparência e sim nas atitudes em campo. Lembra aquele passe que o Ronaldinho olha para uma lado e toca do outro? É exatamente isso! Novos movimentos, passes e chutes tornarão a atitude dos jogadores em campo ainda mais realistas. São ao todo 39 habilidades no total se somadas à essas novas 11. Vejamos no vídeo do trailer divulgado hoje o que seriam esses “momentos mágicos”:

Todo mundo já conhece a capacidade do chute de fora da área do Phillipe Coutinho, certo? Então devemos perceber que os jogadores poderão decidir as partidas com essas novas habilidades. Esse exemplo é clássico; cada jogador tem uma característica que realça nas partidas: a puxadinha da canhota do Robben, o drible em velocidade do Messi, e por aí vai…

“A individualidade do jogador também foi melhorada e suas habilidades e pontos fortes têm mais influência no desempenho e nos movimentos em campo.” (Trecho retirado do site oficial)

Essas habilidades procuram realçar o PLAYER ID, recurso que o PES explora há muito tempo e que o torna diferente, dando um realismo maior aos jogos. Mais animações e adições de novas mecânicas prometem elevar o game a outro nível ainda maior e que a franquia está no caminho certo.

Outro recurso que será adicionado é a Resistência Visível, ou seja, os jogadores claramente demonstrarão um cansaço durante a partida e isso será fácil de identificar, pois os eles darão indicativos de fatiga durante a partida e isso implicará diretamente em seu rendimento. Este recurso já existia, porém foi reprogramado e equilibrado para que o jogadores transmitam de forma mais direta e não somente através de uma barra de energia no vermelho.

Teremos as Substituições rápidas. Sim, quando a bola sair teremos as opções de substituir aquele jogador que já demonstra cansaço sem ter que pausar o jogo e isso é muito útil. Este recurso é presente já no FIFA 18 e foi implementado para o PES 2019. Bom sinal que a Konami está de olho na concorrência. Te cuida FIFA! Abre o olho hein!

O JOGO BONITO
O PES 2019 terá suporte a 4K HDR em todas as plataformas. Com a utilização do software Enlighten permitiu criar uma sistema de iluminação muito, mas muito melhor, tanto para a iluminação natural quanto as dos refletores do estádio. E a cada hora do dia o ambiente do jogo será mais realista. Vejamos algumas imagens já disponibilizadas:

DcwWSRCW4AEMjux
O garoto propaganda Coutinho será um “bola preta”. Tá com moral o menino Couto! Mas o que intriga mesmo é ver estas duas cartas à direita da imagem, duas versões de carta do mesmo jogador. Será que teremos um mercado de cartas que se atualizam como no FUT do FIFA?

 

pes2019_004
Esta imagem mostra a qualidade do software Enlighten em reproduzir uma iluminação de qualidade e ultra realista.

 

pes2019_008
O estádio Signal Iduna Park do Borussia Dortmund é um dos estádios nos quais se pode notar a grande diferença dessa nova iluminação.

 

pes2019_sansiro
O estádio San Siro, palco de vários jogos históricos também vai causar ótimos momentos ao jogador do PES 2019.

 

pes2019_anfield
Sim! Vai ter neve sim! Os efeitos de neve foram adicionados e não vai afetar somente o visual, mas também na jogabilidade. Se nevar, já sabe, revise sua estratégia. O clima vai influenciar e muito neste novo jogo. Fique atento.

TEMPORADA REAL DA MASTER LEAGUE
A Liga Master trará uma pré-temporada com a International Champions Cup, negociações de transferência melhoradas e mais ligas licenciadas. Essas 3 alterações importantes farão com que você se sinta um técnico de verdade. Sistema de negociação e gerenciamento de orçamento foram melhorados e também são adicionadas cláusulas de revenda e ‘sem gols sofridos’ para exigir um trabalho estratégico em campo e na gestão do clube.

CONCLUSÃO

PRO EVOLUTION SOCCER 2019 vem aí! Diferente do ano passado, vem com muito mais novidades e principalmente com sua estética remodelada com o novo sistema de iluminação Enlighten e os novos recursos que procuram reproduzir no jogo o que acontece no mundo real da bola. Com a perca da licença da Champions League e focada na nova geração de consoles, parece que, sobraram mais recursos para que o jogo tivesse uma atenção muito maior. Isso é bom, significa que a equipe de desenvolvimento do jogo realmente está com a atenção voltada aos fãs da franquia e apontando para quem ainda não joga o game. Particularmente, estou muito empolgado com esta nova edição pelo retrospecto de crescimento que a franquia teve nos últimos lançamentos. Faltou muita coisa ainda para ser revelada, mas são coisas que vão sendo liberadas aos pucos para nós e que iremos liberar também para vocês. Acompanhe nossa página por mais novidades.

Um forte abraço a todos e bora jogar!

 


Daniel

Daniel Santos
Especialista em games de Espionagem Tática, FPS/TPS e Futebol Digital
“O bem de hoje é o mal de amanhã” – The Boss