pokemano

Saudações camaradas.  Durante os últimos artigos, em algum momento você deve ter lido algo sobre Types. Então, Types talvez seja o conceito mais básico de Pokémon, qualquer um que já assistiu o Anime ou jogou um pouco do jogo tem noção que o Charizard do Ash tem o Type Fire/Flying, e que o Type Fire tem desvantagem pro Type Water presente no Blastoise do Gary.

ShWwOLE

Types são propriedades de Pokémons e dos Moves, um Pokémon pode possuir até dois Types e um Move sempre terá apenas um Type. Um Type tem interação com outro, o exemplo anterior é um tipo de interação onde Water possui vantagem sobre Fire. Mas em termos de jogo como funciona essa interação? Existe três possíveis interações entre os Types no jogo.

1 – Super Effect: Quando o Type do Move tem vantagem do Type do Pokémon atacado. Essa interação de vantagem do atacante significa que se você por exemplo lançar um Move de Type Water em um Pokémon de Type Fire, o dano será o dobro do valor calculado.

2 – Not Effect: Quando o Type do Move tem desvantagem do Type do Pokémon atacado. Essa interação de desvantagem do atacante significa que se você lançar um Move de Type Fire em um Pokémon de Type Water, o dano será a metade do valor calculado.

3 – Ineffective: Quando o Type do Move é ineficiente ao Type do Pokémon atacado. Essa interação de desvantagem do atacante significa que se você lançar um Move do Type Earth em um Pokémon do Type Flying o ataca será completamente desconsiderado e dano nenhum será aplicado.

Quando não há interação entre o Type do Move e do Pokémon atacado, apenas o valor calculado é aplicado caracterizando o Dano Neutro. Vale ressaltar que caso o Pokémon possua dois Types e seja atacado por um Move, o Type do Move vai interagir singularmente com cada um dos Types do Pokémon e logo após é calculado a multiplicação das vantagens, desvantagens ou ineficiência total. É bem simples, cada super effect se equivale a 2x, cada not effect a 1/2x, cada ineffective a 0x e dano neutro a 1x. Compare singularmente, descubra os valores, multiplique e vualá; você terá o resultado das interações. Pra não perder o costume um exemplo:

Blastoise usa Hydro Pump no Charizard, o Type Water e super effective no Fire(2x) e neutro no Flying(1x) do Zard. Logo, 2×1 = 2 <- que é o número que multiplica o dano calculado ocasionando o dobro do dano que daria normalmente.
Vou deixar abaixo toda a tabela de Types e você mesmo pode calcular o valor que multiplica no dano final e entender melhor como essa mecânica funciona.

screen-shot-2013-10-18-at-2-38-04-pm

Bom espero que tenham gostado do artigo de hoje, fiquem sempre ligados que toda semana tem mais!

Autor: Junior Azevedo