pokemon02

Olá caro leitor. Antes de focarmos no Competitivo em si, existem conceitos básicos do jogo que eu devo ter a certeza que você leitor compreende. Logo, é necessário a exposição das mecânicas básicas, até porque foi em cima desta base de regras fornecidas pelo jogo que se criou o que hoje é a abordagem competitiva de Pokémon. Apenas ressaltando que a cada geração nova, essas mecânicas podem ser alteradas. Nesse post irei abordar a mais atual, presente na Geração XY.

Como dito no post da semana passada, Pokémon é um jogo de turnos. Logo, você como treinador tem direito a fazer UMA ação por Pokémon que controla no turno, assim em partidas de duplas você faz duas ações no turno por exemplo. As ações são simples, você escolhe entre utilizar um dos quatro Moves do seu Pokémon; ou realizar uma troca do Pokémon que estar em campo com um Pokémon reserva que esteja vivo. A estrutura de batalha é essa, toda a interação do jogo acontece nos simples movimentos de trocar um pokémon, ou deixá-lo em campo realizando um ataque.

tumblr_m9938jD5B31qepij6o1_500

Definida a estrutura de batalha, vamos abordar as características gerais que um Pokémon possui:

Stats: Statistics ou simplesmente Stats, são elementos que vão determinar certos aspectos de um Pokémon. A qualidade de um Stat é definida pelo valor do número contido nele, quanto maior o valor mais forte será o aspecto que aquele Stat fornece ao pokémon. Por padrão atualmente seis Stats definem um pokémon, veja na figura abaixo:

pokemon-ficha

  • Hit Point: HP é um conceito básico nos jogos em geral, e a função dele no Pokémon é a mesma como em qualquer outro jogo. O HP define a quantidade de dano que o seu  Pokémon pode receber antes de morrer. E é definido como  morte, o momento em que o HP do seu pokémon chega a ZERO.
  • Attack: Esse Stat define o aspecto ofensivo de um Pokémon, o Attack é uma das variáveis que ajuda a determinar quanto de dano um Pokémon consegue inferir usando um determinado Move de categoria Physical.
  • Defense: A Defense é o inverso do Attack, esse Stat age como um redutor no dano que o seu Pokémon irá receber de um move de categoria Physical.
  • Sp.Atk: Esse Stat define o aspecto ofensivo de um Pokémon, o Sp.Atk é uma das variáveis que ajuda a determinar quanto de dano um Pokémon consegue inferir usando um determinado Move de categoria Special.
  • Sp.Def: A Sp.Def é o inverso do Sp.Atk, esse Stat age como um redutor no dano que o seu Pokémon irá receber de um Move de categoria Special.
  • Speed: Lembra das duas ações que você pode realizar com o seu Pokémon? O fator que define quem realiza uma ação primeiro** é a Speed. Esse Stat também define outros fatores além da prioridade nas ações básicas, assim como a fatores que burlam ou negam a Speed como definidora da Prioridade, mas isso é assunto para um outro post sobre Priority.

** Vale ressaltar que Ataque e Troca tem prioridades diferentes, a troca sempre vai ser mais rápida que um ataque, apenas o uso do Move Pursuit como ataque é exceção a isso. A Speed só entra como definidora da prioridade se ambos os Pokémons receberem comandos referente a mesma ação. Para tornar isso mais claro vamos exemplificar com o seguinte cenário:

O Treinador Ash está jogando contra o Treinador Blaine, Ash tem em campo um Pikachu extremamente rápido, enquanto isso Blaine controla um Rhydon bem lerdo.

Case 1: Ambos Pikachu e Rhydon atacam, o resultado vai ser que Pikachu por ser absurdamente mais rápido vai realizar o ataque primeiro que o Rhydon.

Case 2: Ambos recebem comandos de troca, Pikachu por ser mais rápido vai realizar a troca primeiro que Rhydon.

Case 3: Pikachu ataca, mas Rhydon recebe um comando de troca; como a ação de troca tem uma prioridade maior que o ataque, a primeira coisa a ser realizada é a troca do Golem por outro pokémon. Só então após esta troca Pikachu acertará o ataque no Pokémon que efetuou a troca com o Golem. **

O post está ficando bem extenso, devido a isso vamos dar uma pausa e continuar na próxima semana abordando mais características do game. Agradeço a atenção, e fique ligado para a continuação na próxima quinta.

Autor: Junior Azevedo