pokemano

Olá prezado leitor. Iniciando a explanação dos tipos citados anteriormente (offense, stall, balanced) que a partir de agora chamaremos de playstyle ou estilo de jogo, trataremos do Offense. Os posts relacionados a playstyle seguirão um padrão: cada playstyle vai ter 2 posts; um teórico (este no caso) e em seguida um prático + mecânicas básicas.

Offense

  • Overview: Playstyle agressivo, baseado completamente em acelerar o jogo e forçar o oponente a ceder espaço.
  • Características: Offense é caracterizado por formações altamente destrutivas, com um alto potencial de ataque e pouca defesa. Esse estilo de jogo negligência a resistência do time, buscando apenas conseguir a vitória antes que a própria fragilidade o destrua. É como se ele tivesse um combustível limitado, que a cada turno que passa é reduzido, por isso que diferente de outros playstyles o Offense puro não tem a mordomia de esperar pelo momento certo. Cada turno que é feito, é uma redução no potencial ofensivo do time, por isso que o estrago que deve ser produzido a cada turno ao oponente, deve sempre ser maior que a redução sofrida pelo time.
  • Prós:

    1. Times fáceis de se montar e controlar em um nível mediano de jogo.
    1. Vantagem inicial de jogo, permitindo que o jogador apenas tente administrar o que o time naturalmente proporciona para ele.
    2. Identificar uma condição de vitória é mais simples que nos outros playstyles, quase sempre você só precisa analisar o que anula seus pokémons e montar uma estratégia para remover o anulador.
    3. Talvez o playstyle que mais foi beneficiado nos últimos anos, logo equipes são formadas pelo o que tem de melhor em oras.
  • Ágil, a única saída defensiva para times ofensivos normalmente é correr para a coverage defensiva, buscando algumas reduções e imunidades ao dano. Mesmo assim, o dano sofrido quase sempre é o suficiente para levar seu pokémon a morte de 2 a 3hko.
  • Contras:

    1. Previsível, da mesma forma que é fácil para você identificar condições de vitória, é fácil para o seu oponente prever também essas condições. O que torna as coisas interessantes, já que na teoria seu adversário sabe o que você pretende fazer e vai buscar se posicionar bem contra essas jogadas.
    2. Limitação estratégica, times ofensivos raramente fogem do padrão para o qual foram criados. Naturalmente se o time adversário for suficientemente bom para travar a sua estratégia, você não tem um plano B. Essa é a maior desvantagem desse Playstyle, a falta de condições de vitórias que muitas vezes faz você perder um jogo no team preview.

    Semana que vem vou apresentar a vocês um time básico e atual ofensivo, e tratar de umas mecânicas básicas de jogo. Até a próxima!

    Autor: Junior Azevedo