charizard

Fala galera! Tendo em vista o que foi desenvolvido no artigo passado, agora iremos transpor esse conhecimento diretamente ao jogo. Existe três formações básicas de Equipes que contemplam os três princípios apresentados anteriormente, são elas: Offense (pressionar), Balanced (adaptar) e Stall (anular). Vamos tratar singularmente de cada uma por post definindo desde a formação básica até a forma como se comportar em jogo. Exemplos também serão dados, mas neste momento quero tratar apenas de uma visão geral de cada tipo.

Hydreigon é um grande fã de Offense

Hydreigon é um grande fã de Offense

Offense é uma combinação de 6 pokémons que possuem um alto valor ofensivo e juntos conseguem furar de forma eficiente e sinérgica as defesas adversárias. Essa eficiência e sinergia deve ser sempre levada em conta, não adianta você ter um time offensivo com 6 pokémons do tipo Psychic e ser completamente barrado e destruído por qualquer exemplar do tipo Dark. Lembra da Coverage defensiva? Aqui também ela é levada em conta, mas como uma forma “desesperada” de se defender, já que pokémons ofensivos normalmente não possuem altas defesas, então o que sobra é se aproveitar das vantagens que os tipos fornecem. Contudo, esta Coverage também deve ser levada em conta de uma forma ofensiva.
Sim, Coverage não se limita a defender, você também precisa ter um conjunto de Pokémons que consigam atacar de forma eficiente o que quer que apareça no time dos seus oponentes (isso se remete ao exemplo do Psychic acima). No Offense ter uma Coverage ofensiva bem feita é obviamente mais importante do que a defensiva, até porque o objetivo aqui é gerar pressão no adversário e se defender fica pra segundo plano.

Stall é completamente voltado para a Coverage defensiva, mas apenas esta Coverage não é suficiente para o seu time se manter firme em jogo. Atualmente, existem pokémons que simplesmente ignoram isso (ou porque possuem altos valores de status ofensivo, ou por simplesmente serem “apelões”), pra esse tipo de caso o seu time deve adotar também pokémons específicos que lidaram com essas ameaças maiores. Esse tipo de pokémon é denominado Counter, como exemplo Mega Venusaur é um Counter completo de Azumarill.

d063d2b775dee12a8cc73f05d7b9b589

About “apelões”

Um outro artifício de times Stalls é a regeneração, apenas pokémons específicos tem acesso a Moves de regeneração e formações Stall concentram muitos desses pokémons. O uso desse tipo de mecânica se ver necessário, porque independente do seu oponente lhe causar pouco dano, uma hora ele vai conseguir lhe derrubar. A partir do ponto que o seu pokémon tem uma regeneração maior do que o dano que ele recebe constantemente, a ofensiva adversária estar sendo anulada. Times Stall também se beneficiam de Dano Residual, esse conceito vou expor quando tratarmos especificamente deste estilo de jogo.

Balanced é o equilíbrio. Aqui você vai encontrar tanto pokémons que são completamente defensivos, quanto seus opostos agressivos. A ideia é juntar um core defensivo(leia-se como Core uma parte do time que tem uma função em comum) e um core ofensivo onde a lógica básica é: Você anula seu oponente com sua defesa até que ele esteja fraco o suficiente para o lado ofensivo do seu time crescer e garantir a vitória. Eu particularmente sou adepto deste tipo de estilo de jogo, ao meu ver é o que lhe garante um maior numero de possibilidades dentro da partida, em resumo, com balanced você teoricamente tem mais possibilidades de chegar até a vitória.

Semana que vem trataremos a fundo de cada um, não percam o próximo post. Até a próxima.

Autor: Junior Azevedo