pokemanos

Olá querido Leitor, hoje chegamos em um ponto importante, trataremos especialmente nessa coluna de uma forma minha de tradução da visão competitiva acerca de pontos importantes do jogo. Se voltarmos ao início de tudo, quando Pokémon competitivo começou a emergir qualquer um que quisesse se aventurar no cenário de competição não tinha referência alguma de como utilizar aqueles inúmeros Pokémons para compor times. Dessa necessidade a saída óbvia vem de uma palavra chamada OBJETIVO.

É um objetivo que serve como referência para guiar nossas escolhas, obviamente a meta de quem joga no fim é a mesma, vencer. Mas esse objetivo nos remete a algo mais especifico que é, como chegar a vitória. Se você jogador sabe quais fundamentos são necessários para garantir a vitória, com certeza você terá uma referência mais clara para escolher seus Pokémons e montar suas Equipes.

Na minha visão existe três formas básicas de se atingir a vitória, vou defini-las como pressionar, anular e adaptar.

  • Pressionar: Através da ofensiva o jogador busca manter constantemente a pressão sobre o oponente, assim você acaba limitando os movimentos do seu adversário. Essa limitação é fruto de uma agressividade forte, que força o oponente a ceder espaço (abdicar de Pokémons) buscando sobreviver o máximo possível. Obviamente chega um momento em que não há mais espaço para ceder, e de tanto amassar o seu adversário você o leva a derrota.
Mewtwo adora pressionar agressivamente os adversários

Mewtwo adora pressionar agressivamente os adversários

  • Anular: Através de uma estratégia bastante defensiva o jogador utiliza de artifícios que buscam anular o potencial do time adversário. Esse tipo de estratégia vai removendo aos poucos as armas do seu oponente, até tornar o time dele completamente inútil. Vale lembrar que Pokémon é um jogo onde há um desgaste natural de ambos os times com o decorrer dos turnos, logo esta estratégia se beneficia desse desgaste natural, na prática você anula seu oponente até ele se autodestruir.
Alguem falou em se defender?

Alguem falou em se defender?

 

  • Adaptar: Esta terceira busca fazer da versatilidade a chave para a vitória. Um time com grandes potenciais de adaptação é balanceado e pode se comportar de várias maneiras. No geral você pode tanto usar da pressão quando da anulação escolhendo a que melhor lhe convém no momento da partida, assim se torna mais fácil explorar as fraquezas do oponente, e tirar proveito das mesmas.
Um time adaptável funciona como um Deoxys

Um time adaptável funciona como um Deoxys

Tendo conhecimento dessas três formas básicas de se jogar, nas próximas semanas vamos converte-las diretamente para o jogo tanto a nível de Equipe (conjunto) como de Pokémon (unidade). Logo uma explicação mais sucinta do conceito estar por vir, então se preparem para o próximo Poke Adviser e claro tenham uma ótima semana!

Autor: Junior Azevedo