pokemon

Boa quinta-feira pessoal, Poké Adviser no ar, a sua dose semanal de Pokémon competitivo.

Vamos continuar o assunto de mecânicas básicas de um Pokémon tratando de elementos que possuem efeitos passivos e ativáveis na batalha. Especificamente nesse post vamos tratar de Ability e Item. Lembrando que ambos também podem ser efetivos no “in game”, mas como o nosso objetivo é o competitivo (especificamente o que tem influência na batalha), esse caso específico de “in game” será ignorado.

Ability é um atributo que funciona como efeito passivo singular de um Pokémon. Diferente de Moves um Pokémon não pode aprender uma Ability nova a hora que ele quiser, pois a Ability é definida quando ele nasce e só pode ser alterada por meio de transformação(EX: MegaEvolução) ou evolução. Existem Pokémons que só vão ter acesso a uma Ability como é o caso do Celebi que sempre vem com Natural Cure, outros como Bronzong podem possuir múltiplas Abilitys, mas obviamente apenas uma das possibilidades será carregada pelo Pokémon.

Obs: O item Ability Capsule pode alternar as habilidades de um Pokémon, mas é uma exceção a regra.

gif politoed

Cada Pokémon além de uma Ability pode também carregar um Item. Existe dois tipos de items, os que possuem efeito passivo na batalha (Ex: Leftovers, Rocky Helmet, Sitrus Berry) e os que podem ser ativados pelo treinador (Potion, Elixir). Apenas os de efeito passivo são permitidos no competitivo.

Saber usar corretamente ambos é essencial para a criação de Pokémons efetivos. Items e Abilitys podem ser um complemento de um Move Set, ou podem ser o motivo para a criação de um Move Set.

Com relação a dependência do M7 (move set) a Ability, temos um exemplo bem conhecido: Scizor possui a Ability Technician, que permite aumentar em 50% a Base Power de Moves que tenham até 60BP. Technician foi o motivo de tornar o Scizor desde Platinum um monstro em campo de batalha, e quase 100% das variações de M7 dele são baseadas nesta Ability(vide o uso de Moves como Bug Bite, Bullet Punch, Pursuit).

tumblr_mq385sJ3DX1ra3g46o1_500

A título de curiosidade, Scizor tem espaço reservado no meu S2, talvez seja o Pokémon que mais me rendeu vitórias por ser sólido e extremamente violento (o que se encaixa bem no meu estilo de jogo).

Tratando da dependência ao Item, temos o caso óbvio da Mega Evolução. As pedras de Mega Evolução na maioria do caso são a referência para a definição do M7 que você irá utilizar no seu Pokémon. Não existe por exemplo, motivo algum de se usar Outrage no  M7 do Charizard sem que ele carrega o Item Charizardite X. É uma clara relação de dependência que tem de ser observada pelo jogador na hora de construir bons Pokémons.

Semana que vem termina esse momento inicial de mecânicas básicas. Logo após, começaremos a aprofundar cada vez mais o conteúdo. Espero que estejam preparados, até próxima quinta!

Autor: Junior Azevedo