pokemanos

Chega mais querido leitor, que hoje tem poste competitivo! Seguindo o nosso Script, vamos continuar desenvolvendo os principais Playstyles. Hoje é dia de Stall a forma mais defensiva de se jogar pokémon.

Stall

Overview: Stall é um playstyle um tanto diferente dos outros. Normalmente você joga focando em chegar a vitória, aqui o foco principal é evitar que o seu oponente chegue a esta vitória. Parece redundante, mas essa visão faz toda a diferença na hora de analisar o comportamento de jogadores e equipes Stall.

Características: Tendo em vista que o seu foco é impedir a vitória do oponente, Stall é uma formação completamente defensiva que possui artifícios de anulação de jogo. Anulação no sentido de inutilizar as armas que seu oponente dispõe para lhe oferecer risco.

Equipes são normalmente compostas por pokémons extremamente resistentes e defensivos que possuem grande capacidade de regeneração e até de regenerar aliados. Essa forte defesa indiretamente nos remete a um nível ofensivo bastante baixo nos pokémons que compoe o time. Porém times Stall buscam atacar de outra forma, normalmente através de dano indireto provindo desde indução de Status Negativos ao setup de Entry Hazards.

Então, basicamente você enche seu oponente de danos indiretos, e aguarda até que ele seja consumido pelo somatório constante desses danos. O grande desafio é o “aguardar”, que é onde o seu time deve ser bom o suficiente para permanecer de pé até seu adversário cair.

botw_week2_mew

  • Prós: Teoricamente Stall é o Playstyle mais seguro, ele é feito no sentido de buscar cobertura sobre qualquer formação. Então na teoria você consegue lidar com um número maior de combinações possíveis do seu oponente do que os outros estilos de jogo.

Stall tem um ponto chave que é desmotivar o adversário, isso conta MUITO. É tanto que o pavor de jogadores iniciantes são formações defensivas bem feitas, pois a constante anulação dos movimentos do oponente afeta bastante o psicológico do mesmo.

Fábrica de missplay, Stall requer do oponente um nível de jogo elevado. Não é fácil lidar com um time desses, o que provoca constantes erros de adversário mais inexperientes.

tumblr_m52b5vCJDH1rpn9eno1_500

  • Contras:  Se você perceber tem um “teoricamente” ali estratégico nos “Prós”. Ele é proposital, o maior contra do Stall foi a quantidade de Nerfs que ele sofreu desde BW até a geração atual. A cada geração que se passa, mais difícil é conseguir sobreviver ao poder ofensivo dos pokémons. Isso torna gigantesca a inviabilidade de times Stall. Mas não é por isso que você não precisa entender como ele funciona, compreender um playstyle como esse é essencial para desenvolver conhecimentos futuros.

No próximo encontro vamos por em prática o playstyle mais odiado pelos desenvolvedores do jogo. Até a próxima pessoal!  

Autor: Junior Azevedo