This June 3, 1997 photo shows Masaya Nakamura, known as the “Father of Pac-Man," in Tokyo. Nakamura who founded the Japanese video game company behind the hit creature-gobbling game, and pioneered arcade games and amusement parks, has died on Jan. 22, 2017, according to the company Bandai Namco. He was 91. (Kyodo News via AP)

Foto: Kyodo News

Masaya Nakamura, um dos pioneiros da história do videogame no japão e conhecido como “o pai do Pac-Man”, morreu aos 91 anos, de acordo com informe de sua companhia nesta segunda-feira (30).

Nakamura, que faleceu no último dia 22 de janeiro, foi o fundador de uma empresa em 1955 que mais tarde se tornaria a Namco. A companhia começou instalando dois cavalos mecânicos de madeira no terraço de uma loja de departamentos e passou a desenvolver jogos domésticos e arcade, parques temáticos e outros parques de diversões. Ela se fundiu com a gigante de brinquedos japonesa Bandai em 2005.

O designer de jogos da Namco, Toru Iwatani, criou o Pac-Man amarelo, que chegou ao mercado em 1980. O personagem se tornou extremamente popular entre os jogadores e o Guinness World Records, o livro dos recordes, o classificou como “a máquina de arcade operada por moedas mais bem-sucedida”.

masaya-nakamura

Foto: REUTERS/Yuriko

Nakamura ainda trabalhava como conselheiro sênior da Namco. A companhia não divulgou detalhes sobre sua morte, alegando estar cumprindo o desejo da família.

Falha nossa!
A nível de  esclarecimento, apesar do título de “pai do Pac Man”, ter sido atribuido a Nakamura, a criação do jogo mundialmente conhecido é do compatriota e designer de games Toru Iwatani, ainda vivo.

Fonte: SBS News