Desenvolvido pela The Code Monkeys e lançado para SEGA CD, esse título claramente inspirado no longa-metragem estrelado por Tom Cruise nos colocava a bordo do poderoso F-14 Tomcat, nos dando a missão de aniquilar os russos que ameaçavam acabar com os Estados Unidos utilizando Migs e armas químicas.

 

Todo realizado com imagens reais, o jogo fazia parte da lista de títulos FMV (uma técnica que exibia filmagens previamente gravadas) do console, mas que tinha como diferencial ter sido feito com a tecnologia TruVídeo, o que significava a imagem ocupando toda a tela e, graças a um sistema chamado Active Matrix, possibilitava ao jogador muito mais interatividade e variação durante a aventura, ao contrário do que acontecia em outros jogos do console.

   

Mesmo assim, Tomcat Alley sofria com a limitação das ações, que praticamente se resumiam a mirar nos alvos e tentar desviar dos mísseis disparados pelos inimigos, funcionando mais como uma história interativa do que como um jogo propriamente dito. Contudo, a visão em primeira pessoa quando estávamos dentro do avião e as cenas não interativas ajudavam a proporcionar diversão.

Hoje, Tomcat Alley pode parecer um jogo feio e limitado, mas, quando ele chegou ao mercado, conseguiu, por exemplo, receber da GamePro o título de melhor jogo do Sega CD de 1994 e, mais do que isso, conseguiu fazer com que muitos tivessem a sensação de como era estar a bordo do lendário F-14.

VEJA O VÍDEO:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Tomcat Alley
Tomcatalley mcd.jpg
Developer(s) The Code Monkeys(Sega CD)
Novotrade (PC)
Publisher(s) Sega
Designer(s) John Zuur Platten
Platform(s) Sega CD, Windows
Release date(s) 1994 (Sega CD)
1995 (PC)
Genre(s) Action, FMV game
Mode(s) Single-player