372729-warcraft-orcs-humans-dos-manual

WoW: Orcs & Humans

Quem nunca ouviu falar de Warcraft? Esse jogo já rendeu várias versões, foi para outras taxonomias e até ganhou filme. Mesmo depois de 23 anos, o jogo ainda possui uma massiva quantidade de jogadores espalhados pelos servidores da Blizzard.  Nesta sexta, o Momento Retrô vem para falar do primeiro jogo desta franquia que foi lançado em 1994 para PC: Warcraft: Orcs & Humans.

Uma breve origem do Real Strategy Game

Os primeiros jogos do estilo começaram a aparecer na década de 80, mas os títulos de peso apareceram mesmo na década seguinte. A Blizzard se surpreendeu com a falta de jogos de estratégia em tempo real (RTS) no mercado, mesmo com a Westwood estava trabalhando secretamente em Command & Conquer após a conclusão de Dune II, eles resolveram apostar lançando seu próprio título.

Craft games

Os “craft” eram famosos por serem jogos com doses generosas de história, mas o Warcraft não tinha roteiro e foi improvisado no estúdio de gravação por um dos produtores do jogo, enquanto Gregory Alper ficou encarregado de compor a trilha sonora do jogo. A demo no verão de 1994 mostrou a ansiedade para o jogo completo que foi lançado para MS-DOS em novembro do mesmo ano e em 1996 para Macintosh.

war22 warcraft-orcs-humans_23

O jogo foi um dos primeiros jogos de estratégia em tempo real lançado pela Blizzard e conta a história entre os Humanos e os Orcs. Os Orcs habitavam o mundo de Draenor e os humanos viviam no mundo de Azeroth. Um dia, corrompidos pela Legião Flamejante, os Orcs formaram a Horda, sedenta de sangue e poder, que derrotou a outra raça que habitava Draenor, os Eredar. Depois disso, Ner’Zhul da Horda abriu um portal para Azeroth na intenção de dominá-lo. Os humanos de Azeroth fugiram para norte, para Lordaeron, onde se juntaram ao Rei Terenas de Lordaeron, aos anões de Khaz Modan e aos elfos de Quel’Thalas para combater a Horda.

21262-warcraft-orcs-humans-dos-screenshot-toxic-clouds-orcs-and-fire warcraft-orcs-humans_22

Escolha seu lado

O jogador tem a opção de assumir o papel de humanos ou orcs, realizando uma serie de missões com objetivos distintos além de construir cidades, coletar recursos, construção de exército. No modo multiplayer, os jogadores têm como objetivo destruir o jogador adversário, sendo mais difícil em cenários com presença de monstros selvagens, sendo alguns deles usáveis como tropas. Sua jogabilidade não é tão boa comparada as demais versões do jogo, mesmo assim, o jogo foi uma revolução para seu tempo e a progressão da história e a evolução do jogo até o MMORPG Word of Warcraft fizeram com que o jogo entrasse de vez para a cultura pop, sendo um dos jogos mais queridos ainda jogados atualmente.

doswarcraft2 warcraft-orcs-humans_8

E ai? Curtiram o Momento Retrô desta sexta-feira? Já jogou algum jogo desta sega sensacional?

Vejo vocês semana que vem, até!

 


viviam

Vívian Kim
Estudante de Jogos Digitais e Level Designer.
“Os jogos ainda irão dominar o mundo”