85604-tomb-raider-wallpaper

Domingo, dia das Mães, e o Momento Retrô está de volta e desejando a todos um ótimo dia das mães. E, é claro, não tem como não deixar de falar de uma mulher tão incrível como a sua mamãe em um dia como hoje.

A série de jogos Tomb Raider tem como protagonista uma das personagens femininas mais marcantes do mundo dos jogos. Lara Croft levou sua série para o livro “1001 Video Games que você deve jogar antes de morrer” e também a posição #86 do “Top 100 Jogos de todos os tempos” em agosto de 2001. Acredito que você já se divertiu bastante com o jogo e também teve muita raiva dos morcegos que encontrou lá.

Tomb Raider não foi lançado primeiramente para Playstation como a maioria acha. O game saiu primeiramente em 1996 para SEGA Saturn, depois para MS-Dos e só então que o PSone ganhou uma versão do jogo, assim também como o  Nokia N-Gage em 2003.

De todas as plataformas, o Playstation foi a que mais se beneficiou com o jogo. Graças a Lara e outros personagens caricatos do console da Sony, o console equiparou-se aos da gigante Nintendo e da brava SEGA. 

16132-tomb-raider-sega-saturn-front-cover

Semelhante a Indiana Jones, Lara é uma arqueóloga que explora sítios antigos em busca de artefatos valiosos. Após ser contratada pela bem sucedida empresária Jacqueline Natla, a senhorita Croft tem como missão encontrar um artefato de três peças conhecido como Scion, que a leva para o Peru, depois para a Grécia, Egito e o mitológico continente perdido de Atlântida.

212896-tomb-raider-sega-saturn-screenshot-intro-shot-2 212897-tomb-raider-sega-saturn-screenshot-title-screen 212900-tomb-raider-sega-saturn-screenshot-loading-screen 212903-tomb-raider-sega-saturn-screenshot-the-game-performs-admirably

Em Tomb Raider, o jogador é apresentado a mundo totalmente em 3D com uma série de tumbas, calabouços e outras localizações por onde o jogador tem de guiar Lara, matando animais perigosos e outras criaturas sobrenaturais, enquanto coleta objetos e resolve enigmas. Além disso, Lara pode correr, saltar, pendura-se em bordas, dar cambalhotas, nadar, empurrar objetos e interagir com alguns elementos do cenário. Ela também tem como armas duas pistolas com munição infinita e ufa, ela é realmente de tirar o fôlego! Nos jogos mais recentes da franquia, Lara têm como alvo inimigos humanos, o que levantou críticas afirmando que o jogo era muito violento. Entretanto, isso não ofuscou o brilho Tomb Raider, que se tornou um clássico. Comparado ao último lançamento, o primeiro jogo tem gráficos 3D, digamos, “arcaicos”, mas em 1996, Tomb Raider foi recebido pelos jogadores como uma revolução gráfica dos jogos.

TRCapa

Algumas curiosidades


O personagem principal era originalmente um homem, mas durante a produção, mudaram para uma mulher, que originalmente recebeu o nome de Laura Cruz e foi depois mudado para Laura Croft.

O design do protagonista foi parcialmente baseado na irmã do designer-chefe Toby Gard , Frances.

Ele originalmente aumentou o busto de Croft como uma brincadeira, mas o resto da equipe achou que era um bom visual para ela, e foi mantido.

Apesar dos últimos títulos serem lançados pela Square Enix (a mãe de Final Fantasy e Chrono Trigger), o primeiro jogo foi desenvolvido pela Core Design até 2004, passando de mãos para a Square Enix somente em 2010.

A versão esgotada deste jogo não possui algumas faixas de áudio. A “solução” para isso, era pesquisar na web o site de Stella’s raider, o site tem toneladas de informações e patches para fazer este jogo funcionar e incluir o áudio ausente.

Um rumor “inacreditável”  que surgiu a respeito do jogo, foi o de que se o jogador tocasse no teclado a melodia da música “wannabe” das Spice Girls, Lara começaria a dançar e depois tiraria a roupa. Claro que isso não passou de um rumor, porém, isso incentivou algum “espertinho” a substituir as texturas de roupa e a lançar um patch “nude” que foi disponibilizado apenas para DOS, o que acabou gerando um grande “hype” na net.

 

E então, o que achou de matar a saudades dessa mulher incrivelmente corajosa que fez parte das nossas infâncias e ainda continua presente na nossa maturidade? Até a próxima!

 


viviam

Vívian Kim
Estudante de Jogos Digitais e Level Designer.
“Os jogos ainda irão dominar o mundo”