Bom domingo a todos, mais um dia de Momento Retrô, que ainda no embalo dos arcades, vem trazendo um clássico, que se você é realmente fã de videogames em geral, com certeza vai saber muito bem do que estamos falando. Essa joia do mundo dos games desenhada por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978 pela Taito, lhe traz o desafio de defender a terra de ataques alienígenas. O sucesso de Space Invaders perdura até hoje, o que os fizeram arrecadar em 2018 aproximadamente US$7,5 bilhões, sendo o arcade mais vendido da história.

ddfgdffgdf

Space Invaders é um jogo de tiro bidimensional em que o jogador controla um canhão a laser o movendo horizontalmente pela parte inferior da tela e disparando contra alienígenas. O objetivo é derrotar cinco linhas de onze alienígenas que se movem e horizontalmente pela tela. O jogador ganha pontos ao derrotar os alienígenas atirando com o canhão a laser . À medida que mais alienígenas são derrotados, o movimento dos alienígenas e a música do jogo se aceleram. Ao derrotar cada vez mais alienígenas traz outra onda ainda mais difícil, um loop que pode continuar sem fim, até os alienígenas conseguirem destruir o canhão atirador e se aproximarem da parte inferior da tela, assim, a invasão será bem sucedida e o jogo termina. Um “navio misterioso” especial irá ocasionalmente aparecer no topo da tela e concederá pontos de bônus se destruído. O canhão a laser é parcialmente protegido por vários bunkers de defesa que irão ser gradualmente destruídos por inúmeras explosões dos alienígenas ou do jogador. Um jogo também terminará se a última base de laser do jogador for destruída.

659753-space-invaders-arcade-screenshot-title-screen 659756-space-invaders-arcade-screenshot-game-menu 659766-space-invaders-arcade-screenshot-player-introduction 659767-space-invaders-arcade-screenshot-start-up-position

 

Nishikado passou um ano projetando o jogo e desenvolvendo o hardware. Space Invaders possui inspirações variadas, incluindo uma adaptação de um jogo mecânico, chamado Space Monsters que foi lançado pela Taito em 1972, este que se tratava de um sonho onde crianças japonesas que estavam a espera do Papai Noel e são atacadas por alienígenas invasores. Peculiar, não é mesmo?

Nishikado usou o layout semelhante ao jogo Breakout, um arcade da Atari, tendo apenas alterações na mecânica do jogo, assim, sendo possível lançar projéteis no lugar de bolas, desta vez atacando inimigos em movimento ao invés de inimigos estáticos.

Os primeiros projetos para os inimigos incluíam tanques, aviões de combate e navios de guerra, porém, Nishikado não estava muito satisfeito com os movimentos dos inimigos; limitações que dificultavam a simulação do voo. Ele até considerou que humanos seriam mais fáceis de simular, mas não achou a ideia “apropriada”. Após o lançamento do anime Space Battleship Yamato no Japão,  e depois de ver uma reportagem de uma revista sobre Star Wars , ele pensou em usar um tema espacial. Jpa a inspiração para os seres extraterrestres vieram da Guerra dos Mundos de HG Wells. Ele inicialmente criou o bitmap dos inimigos parecendo polvos e outros modelos foram criados a partir de lulas e caranguejos.  O jogo foi primeiramente intitulado como Space Monsters, devido a uma música popular no Japão durante a época, o que foi modificado para Space Invaders pelos superiores de Nishikado.

659768-space-invaders-arcade-screenshot-shuttle-lost 659770-space-invaders-arcade-screenshot-almost-there 659772-space-invaders-arcade-screenshot-game-over 659773-space-invaders-arcade-screenshot-black-white

 

Como um dos primeiros jogos de tiro, os Space Invaders mostrou várias diretrizes que ajudaram a abrir o caminho para futuros títulos e para o gênero de filmagem.  Space Invaders popularizaram um estilo de jogo mais interativo, com os inimigos respondendo ao movimento do  jogador, e foi o primeiro videogame a popularizar o conceito de alcançar uma pontuação alta , sendo o primeiro a salvar a pontuação do jogador.  Enquanto jogos de tiro anteriores permitiam que o jogador atirasse nos alvos, Space Invaders foi o primeiro em que alvos podiam atirar de volta no jogador. Foi também o primeiro jogo em que os jogadores receberam múltiplas vidas , tiveram que repelir hordas de inimigos, poderiam se proteger do fogo inimigo e usar barreiras destrutíveis , além de serem as primeiras. jogo para usar uma trilha sonora de fundo contínuo, que de forma mais dinâmica mudava de ritmo durante os estágios, como um som de batimentos cardíacos que aumenta o ritmo conforme os inimigos se aproximam.

O jogo tem sido a inspiração para outros videogames, relançado em inúmeras plataformas, e levou a várias sequências. A versão de 1980 do Atari 2600 quadruplicou as vendas do sistema e se tornou o primeiro ” aplicativo matador ” para consoles de videogame . Space Invaders foi referenciado e parodiado em vários programas e exposições culturais. O alienígena inimigo pixelizado tornou-se um ícone da cultura pop , muitas vezes representando videogames como um todo.

 

 

Algumas curiosidades

  • Em 1978, quando o jogo foi lançado no Japão, as pessoas lotaram os arcades do país na intenção de defender a terra de um ataque extraterrestre. Com isso, acabou gerando uma escassez de moedas de 1000 ienes na época.
  • Space Invaders foi o primeiro título do Atari 2600.
  • Apesar do sucesso do Space Invaders no Atari 2600, o jogo não vendeu mais do que o maior fracasso da história dos jogos.
  • O jogo aparece no livro “1001 videogames que você deve jogar antes de morrer” pelo editor geral Tony Mott.

 

E ai? Deu pra matar as saudades desso jogo que ainda faz parte das nossas vidas mesmo que de forma indireta? Até a próxima!!