No Momento Retrô de hoje vamos voltar a 1987, quando foi lançado para Master System um dos jogos mais difíceis que já vi, Shinobi.

O game não é lá essas coisas de gráfico e trilha sonora, inclusive só existem duas músicas no jogo, uma para background das fases e uma para os boss.

A jogabilidade, como todas do Master System, já que o controle só possui dois botões além do direcional, é simples e objetiva. Botão de ataque, de salto, um movimento especial (segura o botão de salto + botão de ataque), agachamento (direcional pra baixo) e subir um andar acima (direcional pra cima + botão de salto).

      

Os movimentos especiais tratam de magias que adquirimos quando completamos o bônus stage e até esse estágio é complicado e básico: Alguns ninjas de cor verde correm em duas plataformas e temos que atingi-los antes que eles nos ataquem. Completando o bônus, ganhamos uma magia. Detalhe para o ninja azul que, se acertado, a magia adquirida é dobrada.

Shinobi não possui uma história bem definida, basicamente trata-se de um ninja que vai eliminando os inimigos pela frente e salvando crianças que o recompensam, seja aumentando e/ou enchendo seu life, elevando a potência de seus golpes ou dando itens como shurikens, espadas e até mesmo bombas.

O game possui cinco missões diferentes. Cada missão com três fases (exceto a primeira que só possui duas) e um boss. Ah, o boss! Nesse game os boss são bem complicados e cada um mais difícil que o outro. Destaque para Mandara na missão 3.

      

Para encerrar o Momento Retrô de hoje, vamos falar do final do game. Após derrotarmos o último boss, o Masked Ninja, que é um senhor apelão e possui quatro etapas para ser derrotado, passar por todo aperreio ao longo da jogatina e chegamos ao final inacreditável deste game, aparece apenas uma tela preta escrita GAME OVER. Esse final só não é mais revoltante porque gamer que é gamer sente aquela sensação de dever cumprido e a defesa da honra em zerar um jogo tão difícil como esse.

É isso, galera! Curtam o vídeo do jogo no link abaixo e matem a saudade.

VEJAM O VÍDEO:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Shinobi
Shinobi sales flyer.png

Shinobi sales flyer
Developer(s) Sega
Publisher(s) Sega
Director(s) Yutaka Sugano[1]
Composer(s) Yasuhiro Kawakami
Series Shinobi
Platform(s)
Release date(s)
Genre(s) Platform, hack and slash
Mode(s) Up to 2 players (alternating turns)
Cabinet Upright
Arcade system Sega System 16
Display Raster, standard resolution (Used: 320 x 224), horizontal alignment

Apoio: RETROGAMER – FORTALEZA


12825305_10204170564262781_882361090_nWilliam Carlos
Vice-presidente e diretor de eventos da UCEG. Amante de jogos eletrônicos e atualmente tenta se dedicar aos fighting games por ser o estilo que mais lhe agrada.