“Em um futuro distante, nosso planeta é mantido sob o domínio de um único homem: Herzog Zwei. Nem todos seus seguidores estão de acordo com sua ditadura. No entanto, um de seus generais mais respeitados, Ludwig, decide usar suas habilidades militares para restaurar a paz na terra. Ludwig secretamente reuniu tropas para parar Herzog Zwei e agora está disposto a lutar , mesmo sabendo que as consequências podem o levar a morte. Sabendo do risco, ele promete lutar até o fim para libertar a terra do terrível ditador.”

Multiplayer Online Battle Arena ou MOBA, é um gênero relativamente novo. Seus principais títulos foram consolidados na última década, arrastando consigo uma legião de jogadores que mudaram o cenário de jogos, popularizando não só o gênero como todo o mercado de jogos eletrônicos.

Como todo grande sucesso tem um começo, as origens desse gênero vem dos clássicos da era 16-bit, de um jogo pouco conhecido e com aspectos que de longe lembram os MOBAS atuais. Herzog Zwei, apesar de não ser um MOBA em si, foi o primeiro jogo de estratégia em tempo real de verdade.

herzog zwei capa

O Jogador pilota uma aeronave, onde o objetivo principal é destruir a base inimiga. Quando a aeronave se transforma em mecha, o jogador ganha unidades de combate, que só recebem os comandos de patrulha, guarnição e ataque no modo mecha, tanto as aeronaves, mechas e tropas possuem combustível e munição finitos, sendo preciso recarregar na base ou em um posto avançado.

Com oito tipos diferentes de tropas, o jogador pode determinar a sua composição escolhendo entre ataque aéreo e ataque terrestre, definindo também em que área as tropas devem patrulhar e o espaço onde elas devem lutar. Além da base principal do jogador, existem outros nove postos avançados indestrutíveis espalhados pelo campo de batalha, que servem para comprar novas unidades de batalha, reabastecer e reparar as peças. Umas das principais estratégias do jogo, é capturar o máximo de postos avançados possíveis para negar recursos aos inimigos.

Herzog Zwei possui o modo dois jogadores e single player, onde o jogo diminui a fraqueza da AI aumentando a armadura e o dano ofensivo de acordo com o nível.

HZ1 HZ3

 HZ4 HZ5

O conceito de veículos de combate, comandando tropas para atacar inimigos e uma base já havia aparecido em outros jogos, assim como em Rescue Raiders e Modem Wars. Porém, os jogos até então eram primitivos e faltava a capacidade de construir unidades ou gerir os recursos, e este fator acabou deixando Herzog Zwei muito mais tático do que os RTS já lançados. Total Annihilation e Supreme Commander possuem mecânicas similares aos tradicionais RTS, ao contrário de Herzog Zwei onde o veículo de comando é, principalmente, uma unidade mais poderosa e versátil.

Apesar de muito bom, o jogo não foi um sucesso comercial devido a uma péssima campanha de marketing e a seu lançamento repentino no Mega Drive, o que acabou repercutindo em uma baixa avaliação nos Estados Unidos e acabou sendo classificado primeiramente como um jogo de “arcade” para console.

Na Europa a repercussão foi mais positiva. O Jogo ganhou pontuação de 82% na revista Computer and Video Games, apontando que além dos outros jogos de estratégia onde tudo acontece em tempo real, ambos os jogadores estão em ação simultaneamente sem pausas, enquanto as decisões devem ser tomadas na hora ou morrer.

HZ6HZ7

HZ8HZ9

Os produtores de Dune II reconhecem Herzog Zwei como uma forte influência, assim como os produtores de Warcraft, Command & Conquer, Starcraft,  War of the Rings e Brutal Legend. O jogo é considerado um dos precursores do gênero MOBA, a diferença fundamental é que Herzog Zwei tem comandos parecido com elementos de RPG, onde o jogador tem total controle sobre, enquanto comanda um exército em batalha ao invés de npcs que respawnam em intervalos de tempo.

Dados Técnicos:

Gênero: Estratégia em tempo real (RTS)

Desenvolvedor: Technosoft

Publicação: Sega

Plataforma: Sega Mega Drive

Lançamento: 15 de Dezembro de 1989 JP; Abril de 1990 NA

E então galera? Vocês conheciam esse jogo ou já chegaram a jogar? Nos conte nos comentários. Até a próxima!


viviam

Vívian Kim
Estudante de Jogos Digitais e Level Designer.
“Os jogos ainda irão dominar o mundo”