Ainda na onda dos arcades e dos jogos de nave, o Momento Retrô deste domingo vem novamente com mais um clássico da era de ouro dos fliperamas internacional. Asteroids, lançado em 1979 pela Atari,  foi o jogo de moedinhas mais bem sucedido da empresa de Nolan Bushnell. Vendeu mais de 70 mil arcades e foi um dos principais jogos a ajudar a consolidar o mercado antes do temido crash dos videogames. (o qual estou me segurando para falar dele depois.)

maxresdefault (1)

Lançado em Novembro de 1979, Asteroids é um shooter espacial onde o jogador fica preso em uma enorme nuvem de asteroides e tem como missão pulverizar os asteroides e discos que aparecerem, enquanto controla uma nave triangular que gira e atira. Quando o jogador move a nave em uma direção, ela permanece nessa direção por um tempo, até que o jogador interfira ou aplique o impulso em uma direção diferente, o que contribui para a experiência de pilotar uma nave espacial. O jogador também conta com o hiperespaço, fazendo com que a nave desapareça e apareça em outro lugar aleatório na tela, o que aumenta o risco de autodestruição, ou aparecer um cima de um asteroide.

Existem três tipos de asteróides: grandes asteróides, asteróides médios e pequenos asteróides. Grandes asteróides e asteróides médios quando disparados, serão divididos em dois asteróides de menor tamanho. Pequenos asteróides quando disparados serão destruídos.

asteroids (2)maxresdefault

Cada novo nível começa com alguns grandes asteróides à deriva em várias direções na tela. Depois de atingir uma pontuação de 40.000, apenas o pequeno discos voadores aparecem. Discos voadores de robô alienígenas vêm em dois tamanhos: pequenos e grandes. Ambos usam lasers de fótons para disparar e vão explodir quando destruídos,porém, eles não aparecem no começo do jogo. À medida que a pontuação do jogador aumenta, o alcance dos disparos dos discos diminui até que o disco dispara com extrema precisão. Uma vez que a tela tenha sido liberada de todos os asteróides e discos voadores, um novo conjunto de asteróides grandes aparece, iniciando o próximo nível. O jogo fica mais difícil à medida que o número de asteróides aumenta até que a pontuação atinja um intervalo entre 40.000 e 60.000. O jogador começa com 3 vidas depois que uma moeda é inserida e ganha uma vida extra a cada 10.000 pontos.  Quando o jogador perde todas as suas vidas, o jogo termina.

539bb0585459fd0d9269894974d2b7b9 Asteroids (3) asteroidsscreen

Desenvolvido por Lyle Rains e Ed Logg, o jogo também teve grande colaboração de outros funcionários da Atari, Paul Mancuso se juntou aos engenheiros e Howard Delman contribui para o hardware.  Logg não sabia o nome do jogo, pensando em Computer Space como “a inspiração para o sistema bidimensional”. A chuva de asteroides combinou com a abordagem do então Computer Space com a jogabilidade viciante de Space Invaders, e então, o jogo inacabado acabou contando com asteroides gigantes indestrutíveis. Rains questionou Logg sobre o jogo conter rochas que explodiam, e ambos concordaram com a ideia e dando fim ao problema.

Asteroids é um jogo de vetor, onde os gráficos são compostos por linhas desenhadas em um monitor vetorial, assim como Logg preferia, alegando ele que o jogo teria um direcionamento mais preciso. Logg também modelou a nave do jogador. O esquema de controle de cinco botões e a física do jogo foram ajustadas após jogar Spacewar! como estudante na Universidade da Califórnia, mas fez várias mudanças para melhorar a jogabilidade. A nave então foi programada no hardware, processada pelo monitor e foi configurada para se mover com impulso e inércia.

032503-Asteroids-Screenshot asteroids_1 asteroids-arcade-screenshot-1920x1080

Asteroids foi muito bem sucedido após seu lançamento, desacelerando um pouco o sucesso do Space Invaders, que até então era o jogo de arcade mais vendido da Atari. A empresa ganhou cerca de 150 milhões de dólares em vendas do jogo e os donos dos arcades faturaram mais de 500 milhões em moedas. Na época, a Atari estava no processo de produção de Lunar Lander, mas a demanda por Asteroids era tanta, que as centenas de jogos Asteroids foram parar nos gabinetes de Lunar Lander. O sucesso do jogo foi tanto, que os donos dos fliperamas precisaram instalar caixas maiores para coletar as moedas dos jogadores.

Algumas curiosidades

  • Em 5 de abril de 2010, John McAllister quebrou o recorde com uma pontuação alta de 41.838.740 em uma transmissão ao vivo de 58 horas na Internet.
  • O protótipo de Asteroids foi bem recebido por vários funcionários e engenheiros da Atari, que “perambulavam entre laboratórios e parvam para jogar enquanto iam trabalhar”. Logg era frequentemente parado pelos funcionários que mandava-o ir embora, ansiosos por jogar o protótipo, então ele criou um segundo protótipo especificamente para a equipe jogar.
  • A versão Arcade de Asteroids aparece no livro 1001 Video Games que você deve jogar antes de morrer pelo editor geral Tony Mott.
  • Asteroids foi um dos jogos de lançamento para o Atari 7800.
  • O jogo Coin-Op original de Asteroids nas máquinas de arcade continha 4 kilobytes de código e 4 kilobytes de dados gráficos. Os programadores conseguiram espremer em 1 kilobyte de dados para o Atari 2600.

O que acharam deste fenômeno dos fliperamas?? Espero vocês no próximo Momento Retrô, até mais!!

 


viviam

Vívian Kim
Estudante de Jogos Digitais e Level Designer.
“Os jogos ainda irão dominar o mundo”