Seja muito bem vindos a mais uma semana de Mobilezando! Hoje trago um jogo que conheci no final do ano passado, que acertou em cheio na minha nostalgia. Creio que vocês possam gostar de relembrar ou ate conhecer como era ter um computador do final dos anos 90. Pegue seu disquete e me acompanhe pois hoje vamos falar de Progressbar 95 aqui no Mobilezando.

Pgbar

Sobre o jogo:

Nome: Progressbar95 – jogo casual nostálgico.

Tamanho: 60Mb.

Produtora: Spooky House Studios UG.

Valor: Free to Play.

Plataformas: Android e Apple.

Avaliações: 4.7 (Play Store), 4.8 (App Store)

Descrição: Progressbar95 é um jogo que aposta bastante na nostalgia de quem teve um computador antigo, aqueles do fim do milênio, que rodavam o windows 95 ou 98. O início do jogo simula um computador dessa geração, iniciado o sistema com direito a sons de ventoinhas e bips de placa mãe antigas. No game você controla uma barra de progresso e seu objetivo é encher ela com peças que caem do topo da tela, porem nem todas as peças são benéficas, então cuidado. No final de cada fase você ganha uma pontuação, e dependendo de como você completou a sua barra, e como ficou sua pontuação, é possível conseguir peças para melhorar sua máquina e poder instalar o próximo sistema operacional. Também tem fases bônus que mudam o ambiente e até a jogabilidade, por isso fique esperto. O jogo conta ainda com uma janela de comandos onde você pode acessar as pastas do seu computador e achar códigos de trapassa para usar nas fases.

Pgbar 4

Jogabilidade – 5/5:

O jogo só possui uma mecânica principal: a de arrastar a barra de progresso. Porem, durante as fases alguns power-ups ficam carregando no fundo como a defragmentação de disco, que limpa partes corrompidas da sua barra de progresso e o Firewall, que cria uma zona segura na tela.

Pgbar 3

Desempenho – 5/5:

O jogo tem um ótimo desempenho em qualquer celular mesmo com alguns momentos de complexos e excesso de itens na tela.

Gráficos  5/5:

Apesar do jogo trazer a nostalgia de computadores antigos, os gráficos simulam bem as telas antigas e obviamente, a imagem melhora com o passar do jogo a medida em que você obtém novas placas de vídeo.

Pgbar 2

Música/ Sons – 4/5

O jogo não possui música e isso contribui para a imersão nele. Uma vez que, ao ligar o seu computador, mas das música de fundo durante a gameplay faz falta. Os sons do jogo são bons mas nenhum deles é destacável, se limitando a bips e sons de computador.

Avaliação Final – 4.8/5:

Apesar de simples, Progressbar95 é um jogo casual muito bom que com certeza irá te cativar pela curiosidade ou pela nostalgia de como era ter um computador antigo!

Essa foi mais uma edição do Mobilezando, a primeiro de 2020. Espero que vocês estejam gostando e experimentando novos jogos de celular, escreva nos comentários o que você achou desse jogo ou sugira algum jogo mobile para que eu também possa jogar. Aaté a próxima edição, até lá, se cuidem e se divirtam!


ERIK

Erik Mota
Técnico de programação de jogos pelo SENAC, Graduando em Física pelo IFCE.
“Adoro jogos não só pelas historias que vejo, mas também pelas que vivo.”