Voltamos para mais uma edição do Mobilezando e para manter o alto nível da edição 50 eu escolhi um jogo de ação e tiro em primeira pessoa que existe desde o começo dos smartphones e um dos pioneiros dos FPS de celular. Então preparem suas granadas e carreguem suas armaduras, pois hoje vamos falar de N.O.V.A. Legacy!

Sobre o jogo:

1

Nome: N.O.V.A. Legacy.

Tamanho: 37Mb.

Produtora: Gameloft.

Valor: Free to Play, possui micro transações.

Plataformas: Android e IOS.

Avaliações: 4.4 (Play Store) 4.5 (Apple Store)

Descrição: A série N.O.V.A. (Near Orbit Vanguard Alliance) começou em dezembro de 2009 com um jogo intitulado com o nome da série e foi lançado para IOS e Android e no ano seguinte foi lançado para PSP, Playstation Network e Playstation 3. Cinco dias após o lançamento da sequencia, N.O.V.A. 2, a Gameloft lançou o N.O.V.A. Legacy que é um Remake do primeiro jogo no formato free to play onde você controla Kal Wardin, um comandante reformado da N.O.V.A. que foi reintegrado para investigar uma nave militar que teve as comunicações cortadas. Caso você esteja cansado do modo campanha você também pode se aventurar no modo multiplayer que é um mata-mata em uma arena contra outros jogadores. A evolução dos equipamentos é feito por meio de cartas que vem em Loot Boxes que você pode ganhar realizando missões especiais ou comprando elas na loja.

2

Jogabilidade – 4.5 / 5:

O jogo traz uma jogabilidade padrão para um FPS mobile sendo um lado da tela reservado para a movimentação e o outro lado reservado para a câmera. O jogo traz um sistema de tiro automático, o que quer dizer que quando o inimigo estiver na mira a arma vai disparar automaticamente o que traz uma facilidade para jogadores iniciantes que não costumam jogar jogos de tiro, mas isso pode ser desativado nas configurações. O problema surgem com a configuração inicial e posicionamento de alguns botões que atrapalham a gameplay.

3

Desempenho – 4 / 5:

N.O.V.A. Legacy vem com uma proposta de um jogo que não ocupa muito espaço, e isso ajuda no desempenho e ele é um jogo bem fluido, mas às vezes ele sofre de lentidão e isso prejudica muito o jogo com Input Lag (Demora entre apertar o botão e o jogo registrar o comando).

Gráficos – 5 / 5:

Os gráficos de N.O.V.A. Legacy são muito bons e competentes fazendo com que dificilmente você fique perdido e raramente você deixará detalhes ou inimigos passarem batido. Além disso, o jogo traz a customização de personagem e equipamentos para você se diferenciar dos seus inimigos.

4

Música/ Sons – 4/5

As musicas do jogo só estão presentes nos menus e os sons das armas e dos inimigos são bons, porém com o avançar do jogo você pode repara muitos sons que se repetem e isso pode causar confusões no multiplayer pois só á diferença no tiro quando a arma é de outro tipo, por exemplo, o tiro do rifle básico é o mesmo do rifle lendário.

Avaliação Final – 4.3/ 5:

N.O.V.A. Legacy é um bom jogo, mas possui alguns defeitos conceituais e problemas de progressão, porem ele possui uma história muito interessante e uma jogabilidade atrativa e uma jogabilidade boa para um dos pioneiros do gênero FPS nos mobiles e por isso ele não deixa de ser um grande jogo.

Por essa semana nós acabamos aqui pessoal. Eu espero vocês na próxima edição do Mobilezando com mais um jogo cativante para vocês. Até lá, se cuidem e se divirtam!


ERIK

Erik Mota
Técnico de programação de jogos pelo SENAC, Graduando em Física pelo IFCE.
“Adoro jogos não só pelas historias que vejo, mas também pelas que vivo.”