Chegamos ao mobilezando 50 pessoal! Estou muito feliz do mobilezando ter alcançado essa marca e pra comemorar elaboramos uma edição especial! Hoje vamos analisar três jogos de match-3 (Combine 3) e eu escolhi um antigo, um sucesso e uma surpresa! Por isso não vamos demorar mais e vamos começar o mobilezando 50!

1

1 – Bejeweled Classic:

Sobre o jogo:

Nome: Bejeweled Classic.

Tamanho: 49Mb.

Produtora: Pop Cap.

Valor: Free to Play, possui micro-transações.

Plataformas: Android e IOS.

Avaliações: 4.4 (Play Store) 4.6 (App Store)

Descrição: Para você que achou que Candy Crush era o jogo de encaixar três mais antigo que existia, saiba que Bejeweled originalmente era um jogo de browser (navegador de internet) lançado em 2001 que fazia sucesso muito antes de surgir os smartphones. Produzido pela Pop-Cap e publicado pela EA, Bejeweled Classic traz de volta o antigo jogo do navegador para os smartphones com 7 modos de jogo que quatro são gratuitos e três têm uso limitado que se renova com o tempo.

2

Jogabilidade – 5 / 5:

Como um jogo de encaixar a jogabilidade dele é tão simples que não existem muitas formas de não serem bem programados, mas diferente dos outros dois jogos, Bejeweled possui uma forma a mais de mover as jóias. Enquanto a maioria dos jogos você arrasta a peça em uma das quatro direções que você quer mover a peça, você pode clicar na peça que quer movimentar e clicar na peça vizinha para trocar elas de lugar. Mas as diferenças param aí pois ainda pode se criar peças especiais ao encaixar de 4 a 5 peças de uma mesma cor e elas ajudam muito a limpar a área de jogo sejam explodindo, eliminando as peças na vertical e na horizontal ou eliminando todas as peças de mesma cor.

3

Desempenho – 5 / 5:

O jogo é bem leve e rápido tirando o máximo do jogo sem comprometer o processamento do celular.

Gráficos – 4.5 / 5:

Os gráficos de Bejeweled são bonitos e o efeito de brilho nas pedras são legais mas as animações não são muito boas e por isso acaba não sendo perfeito.

4

Música/ Sons – 4.5/5

As músicas são boas mas não são memoráveis, as músicas servem mais como background e por isso as trilhas não se destacam.

Avaliação Final – 4.7/ 5:

Bejeweled é um dos primeiros jogos do estilo Match-3 que fez sucesso e essa versão de celular representa muito bem o jogo original e adiciona vários modos que não existiam na versão clássica e por isso eu o escolhi para essa edição do Mobilezando.

2 – Candy Crush Saga:

Nome: Candy Crush Saga.

Tamanho: 86Mb.

Produtora: King.

Valor: Free to Play, possui micro-transações.

Plataformas: Android e IOS.

Avaliações: 4.5 (Play Store) 4.7 (App Store)

Descrição: Lançado em 2012 pela King, Candy Crush tomou de assalto o mundo dos jogos de Facebook sendo um ótimo jogo para todas as idades. No mesmo ano o jogo saiu para Windows Phone, IOS e Android e então a popularidade do jogo alcançou um novo nível.

5

Jogabilidade – 5 / 5:

Como o jogo é original do Facebook, a versão mobile trabalhou na jogabilidade e com isso ele possui uma jogabilidade muito boa para um match-3.

Desempenho – 5 / 5:

O jogo possui um desempenho primoroso e mesmo quando acontecem muita ação na tela jogo não trava e continua seu processamento de informação sem travar.

Gráficos – 5 / 5:

Os gráficos do Candy Crush são muito lindos e com isso ele representa muito bem os doces no tabuleiro. se isso não for o suficiente a animação do jogo é muito boa e com isso gera uma maior satisfação ao jogar.

6

Música/ Sons – 4.5/5

Candy Crush Saga possui músicas muito boas e relaxantes para o momento do jogo e isso torna a jogatina ainda mais prazerosa.

Avaliação Final – 4.7/ 5:

Não tem como negar que Candy Crush Saga é um jogo incrível para mobile e é um ótimo jogo para todas as idades! Ele não podia ficar de fora dessa edição especial de match-3.

3 – Angry Birds Match:

Nome: Angry Birds Match.

Tamanho: 89Mb.

Produtora: Rovio Entertainment Corporation.

Valor: Free to Play, possui micro-transações.

Plataformas: Android e IOS.

Avaliações: 4.7 (Play Store) 4.7 (App Store)

Descrição: Angry Birds foi um sucesso nos mobiles logo após ser lançado em 2009 para IOS e com o sucesso não é estranho a franquia explorar outros ares e consequentemente outros estilos. Quando eu estava procurando pelo último jogo pra essa lista eu fiquei muito surpreso ao encontrar esse jogo e eu tive que baixar para analisar.

7

Jogabilidade – 5 / 5:

Essa edição do Angry Birds tem uma jogabilidade padrão para um Match-3 mas ele traz uma pequena diferença que muda bastante a estratégia. Normalmente para se ativar as pedras especiais você deve encaixar a peça em uma sequência de 3 peças iguais, mas nesse jogo você só precisa arrastar a peça especial, representada pelos pássaros do filme dos Angry Birds, para a direção que deseja lançar.

8

Desempenho – 4.5 / 5:

Angry Birds Match é um jogo que pode acontecer muita coisa ao mesmo tempo e isso prejudica no desempenho do jogo podendo causar lentidão e travamentos em dispositivos mais lentos.

Gráficos – 5 / 5:

Angry Birds Match possui ótimos gráficos e isso faz com que você fique mais tempo no jogo ajudando as personagens e achando mais filhotes.

9

Música/ Sons – 4.5/5

As músicas desse jogo são boas mas também não são muito memoráveis e por isso elas servem mais como música de fundo e não aquela música que você vai ficar cantarolando durante o dia.

Avaliação Final – 4.7/ 5:

Angry Birds Match acabou sendo uma surpresa quando eu procurava por um jogo para fechar esse programa e se mostrou um match-3 tão bom quanto o Candy Crush e ele me surpreendeu muito me fazendo joga-lo por muito tempo relegando até os outros jogos analisados anteriormente.

Essa foi a edição  50 do mobilezando e eu espero que você tenha gostado desse formato especial. Caso não comente aqui no site suas sugestões para a próxima edição. Com isso eu fico por aqui, vejo você daqui a 15 dias, até lá, se cuidem e se divirtam!


ERIK

Erik Mota
Técnico de programação de jogos pelo SENAC, Graduando em Física pelo IFCE.
“Adoro jogos não só pelas historias que vejo, mas também pelas que vivo.”