Hora-do-Gank

Antes de abordarmos algo em nível mais abrangente, que tal fazermos uma breve viagem sobre como iniciou e está funcionando os E-Sports no estado do Ceará e quais são as ferramentas utilizadas para desenvolver tal modalidade na região?

Muitos se perguntam onde e como surgiram os primeiros focos da prática do esporte eletrônico, os quais levaram ao inicio e a criação de cenário competitivo em nosso estado. Bem, como muitos já devem imaginar a Lan House foi a grande responsável por impulsionar a jogatina e a formação de times com ares de seriedade. Nelas os jovens se reuniam para jogar Dota, Age of Empires, GunBound e Counter Strike 1.6. E por volta de 2008, foram se formando os torneios locais, referentes aos jogos citados anteriormente, sendo que, nessa mesma época passou-se a ver os jogos como algo mais profissional, foram criados os primeiros clãs/times que tinha rotinas de treinamento específicas.

Com o tempo esses jogadores acabaram tomando gosto, e muitos deles migram para outros jogos, nunca deixando o sonho de se tornarem atletas do E-Sport. Atualmente, a safra de esportistas eletrônicos, aqui no Ceará, é muito boa, tendo jogadores e times em nível extremamente competitivo, os quais se destacam em diversos games, como: League of Legends, Dota 2, PES 15, FIFA 15, Battlefield e arcades (Street Fighter IV/ King of Fighter/ Mortal Kombat). Porém, como ainda se trata de um cenário em crescimento, novos jogos propícios a competições surgem o tempo todo, assim como, jogadores, empresas e grupos relacionados ao E Sport, que é o caso das cearenses, Stop Feeding, SLK Gaming, Digital E-Sports.

10635959_521563061310479_2163713484773844246_n

Com o crescimento notável, muitas instituições têm realizado cada vez mais eventos que liguem o cenário competitivo ao seu nome, é o caso da própria União Cearense de Games e da FCNB – SANA, ambos trabalhando sempre em todas as esferas do cenário Gamer.

Concluindo, não podemos deixar de falar sobre jogadores e suas experiências em cenário Nacional/NE, como é o caso do jogador Mateus “Yetz” Vieira um dos mais conhecidos jogadores de League of Legends do Brasil, já tendo passagem por times como VTi, AWP, e atualmente jogando na Jayob. Mas esse assunto será tema de uma futura coluna, aonde iremos nos aprofundar no celeiro de talentos que é o E Sport no Ceará e também no Nordeste.

Autor: Matheus Costa