Z-starwars

A Game Vibe começa o ano falando a respeito do maior fenômeno da atualidade no mundo e em todas as galáxias, Star Wars!

O que poderíamos falar dessa franquia em relação ao mundo dos games? Muita coisa. Star wars já influenciava os games desde o seu surgimento em 1977. E quando falo influência, falo de uma transformação no modo de ver e ouvir os games, pois esse filme influenciou jogabilidade, estilo de jogo e trilha sonora empolgante. E para contar essa história vamos mostrar como foi o seu surgimento com o primeiro jogo de Arcade, viajando pelo tempo até chegar em nossos dias. Então, sente em sua cadeira de piloto, aperte o sinto e prepare para conhecer uma galáxia muito muito distante!

download

Star Wars é um jogo de arcade produzido pela Atari Inc. e lançado em 1983. O jogo é um  simulador espacial em primeira pessoa, simulando o ataque à Estrela da Morte do filme Star Wars. O jogo é composto de 3D com  gráficos vetoriais. Este jogo foi desenvolvido durante a Idade de Ouro de jogos de arcade, e é considerado o  4º jogo mais popular de todos os tempos de acordo com os leitores do Killer List Videogames, famosa revista dos EUA.

E se você pensa que é aziladim, da uma conferida nesses dois aqui. Em 1984, Robert Mruczek teve 300 milhões de pontos em 49 horas de jogo (o recorde mundial para um indivíduo) e, em 2005, Brandon Erickson estabeleceu um novo recorde de resistência mundial de 54 horas em um único crédito (com uma pontuação de 283 milhões). Esse game está disponível para as plataformas: Atari 5200, Família Atari de 8-bits, Amiga, Atari ST, Amstrad CPC, Acorn Electron, BBC Micro, ZX Spectrum,Apple II, Apple Macintosh, Commodore 64, DOS.

EmpireStrikesBack3-1088x816-939793494017

O segundo filme da franquia vem bem representado com O Império Contra-Ataca e é um game lançado pela Parker Brothers em 1982 para o Atari 2600 e em 1983 pela Mattel Intellivision. Foi o primeiro jogo da série Star Wars e trás ao jogador a emoção da batalha de Hoth. Nesse título os jogadores puderam lutar e destruir os famosos AT-AT.

Star_Wars-_Return_of_the_Jedi_-_Death_Star_Battle_-_1983_-_Parker_Brothers (1)

Falando em Atari, ela continuou lançando jogos para seu console caseiro 2600, como por exemplo o Star Wars: Return of the Jedi Death Star Battle, lançado em 1984. Esse jogo traz a experiência de jogar com a Millenium Falcom na famosa batalha contra a segunda Estrela da Morte. O jogo é bastante divertido e com efeitos de som de primeira para o Atari 2600.

O jogo consiste de você chegar perto da estrela da morte através desses buracos que aparecem e quando você estiver perto dela deve atirar nela reduzindo o seu tamanho até chegar no Núcleo da estação espacial, quanto mais perto mais naves aparecem dificultando sua missão. Este jogo está disponível para Atari 2600, Atari 5200, ZX Spectrum .

jedi-arena-atari2600

Quem disse que Jedi Academy foi lançado primeiro no Xbox não conhece essa versão para Atari de 1983. Jedi Arena é um jogo que os jovens jedi podem treinar na academia e mostrar seus talentos na força através  de uma arena de treinamento que consiste de dois lados, os Sith e os Jedi, e entre os lados a bolinha de treinamento aquela em que o Luke Skywalker treinou no Episodio da Nova Esperança. Então, ela atira aqueles lazeres e você deve desviá-los dificultando para seu oponente que se não tiver cuidado perde o campo de força que o protege. O primeiro que conseguir acertar o oponente ganha. O jogo é exclusivo para Atari 2600.

hqdefault-1

Em 1988 foi a vez do Nes receber sua versão de Star Wars e amigos estamos falando de 8 bits, com o gráfico muito melhor. O primeiro jogo de plataforma da franquia que foi muito bem aceitos pelos gamers.

O jogo segui muito bem a ordem do filme e pela primeira vez podíamos ver vários cenários do filme em um jogo só, até podendo pilotar naves como a Millenium Falcom e um caça X-Wing. O jogo também é difícil, essa fase da estrela da morte que esta na foto tenham cuidado com ela, nossa eu fiquei ai. O jogo você encontra nas versões Nintendo Entertainment System (Nes), Sega Master System, Game Boy, Sega Game Gear .

nes91eb5

Se Star Wars para o Nes já foi difícil o que falar de sua continuação, The Empire Strike Back? Difícil é apelido o jogo é difícil ao extremo e requer paciência do jogador, pois os mapas das fases são confusos e a jogabilidade não ajuda.

Esse jogo lançado em 1992 tem a mesma fórmula de seu antecessor, seguindo fielmente a historia do filme, ele começa em Hoth em cima de um Tauntaun, pilotamos também um Speeder para derrubar os AT-AT, usamos a força para passar pelos desafios e foi nesse jogo que, pela primeira vez, pudemos lutar contra Dath Vader, isso se você conseguir chegar no fim do jogo é claro. Depois do sucesso do primeiro jogo a Nintendo pulou na frente e mais uma vez conseguiu exclusividade no jogo deixando disponível apenas para o Nes e Game Boy.

Super_Star_Wars-_The_Empire_Strikes_Back_-_1993_-_JVC_Musical_Industries

Em 1992 já com o Super Nintendo ganhando terreno com vendas de jogos relançados e melhorados do Nes deixou todo mundo ancioso por um relançamento da franquia para o seu console de 16 bits com a notícia da exclusividade do último Star Wars pro Nes só aumentaram os rumores de um versão poderosa mais atual. Eis que em meados de 1992 chega as lojas Super Star Wars. Talvez o jogo mais conhecido da franquia e o mais jogado da década.

É o primeiro de uma série de três jogos para Super Nintendo que foram baseados nos três primeiros filmes da saga Star Wars. Mais tarde foi relançado em 2009 para o Wii . Com seu estilo plataforma, embora possua fases que apresentam desafios de outros gêneros, como dirigir um Speeder ou pilotar um X-Wing. O jogo apresenta  vários personagens com habilidades diferentes para jogar como Luke Sakywalker que pode usar Blaster e Sabre de luz dando piruetas no ar aniquilando os inimigos com o sabre, Chewbacca que tem o mais alto pulo dos três e maior velocidade e Han Solo que equilibra tendo uma velocidade media e salto com piruetas. O jogo é lindo muito bem feito trilha sonora arrasadora que deixa você realmente dentro do filme.

maxresdefault

E exatamente um ano depois em 1993 chega para nossa felicidade Super The Empire Strike Back para o Super Nintendo que definitivamente é a melhor versão desse jogo repetindo a fórmula do primeiro com plataforma e batalhas com naves em primeira e terceira pessoa um jogo muito bonito, também podendo trocar de personagem. Nesse jogo, depois de você encontrar o Yoda em Degooba você poderá usar a força para recuperar Life, campo de força temporário, jogar o sabre de Luz, dar saltos gigantesco e muito mais, definitivamente um jogaço e vale conferir.

Super_Star_Wars-_Return_of_the_Jedi_-_1994_-_JVC_Musical_Industries

E pra fechar com chave de ouro essa trilogia da Nintendo chega 1994 e com ele Super Return of the Jedi, jogo pra encerrar a franquia no Super Nintendo. Esse jogo trás como novidade apenas personagens novos para jogar como a Princesa Leia e sua piruetas e Wicket o ursinho dos Ewoks. Ainda tem a emoção de pilotar uma SpeedBikes na floresta de Endor e a Millenium Falcom para destruir a estrela da morte, sem falar que dessa vez além de você lutar contra Darth Vader, terá de enfrentar o Imperador Palpatine. Para você que é fã de Star Wars, como eu, não pode deixar de jogar esses jogos fantásticos da geração 16 bits. Então amigos, ficamos por aqui com esse episódio de nossa matéria, mas semana que vem tem mais dessa viagem sensacional da maior franquia dos games de todos os tempos.

Autor: Ivo Medeiros