jurassic

Jurassic Park foi um grande sucesso no começo da década de 90 e se tornou uma franquia maior que seus protagonistas totalizando 4 filmes e dezenas de jogos, os quais contribuíram para nosso gosto por esses grandes repteis, os dinossauros. Bom a franquia voltou aos cinemas com Jurassic World e já é o quinto colocado (até o fechamento deste texto) entre as maiores bilheterias de todos os tempos. E hoje vamos falar sobre sua trajetória nos Games.

O primeiro filme, Jurassic Park de 1993, originou diversos jogos desenvolvidos por empresas como: Ocean Software, Blue Sky Software e Sega da America. Eles trabalharam em “grupo” para lançar os jogos, para os consoles mais populares da época, junto com a estreia do filme nos cinemas.

Em 1993 a Sega tratou de lançar versões para o Mega Drive, Game Gear e Master System. Era um jogo de plataforma estilo ação e desenvolvido pela Sky Blue Software. Podendo ser jogado em 2 modos, com o Dr. Alan Grant ou com o Velociraptor.

Jurassic-Park-02

225290-jurassicpark05-super

Dependendo do personagem a historia mudará, Grant conta com varias armas para concluir suas missões, Na versão do Mega Drive por ser o console de ponta da sega ele recebeu uma versão muito melhorada cheia de efeitos e gráficos fantásticos. Já a  versão para o Master System é que mais se diferencia  das outras 2 versões, não tem o Raptor e conta com fases que podemos usar um jipe.

Mais tarde a Sega também lançou também uma versão para o novo console, o Sega CD. Desenvolvido pela Sega America era um jogo de aventura com uma forte ênfase nas sequencias  de ação. No jogo você tinha que recolher ovos de dinossauros ao redor do park no prazo de 12 horas. A novidade era jogar em primeira pessoa dando uma vista panorâmica. Podia interagir com o ambiente e você contava com um trio de armas para matar dinossauros, uma Pistola, dardos tranquilizantes e granada de gás.

Jurassic_Park_-_1993_-_Sega

Já para Nintendo a Ocean Software tratou de lançar um jogo bem diferente da Sega. No Super Nintendo o jogo contava com a câmera vista por cima, o jogador também controla Grant, que tem como objetivo escapar do parque com 18 ovos de dinossauros. A jogabilidade é muito boa e a câmera por cima ajuda muito mais quando ele entra em alguma porta, quando muda totalmente ficando em primeira pessoa.

O personagem conta com varias armas, uma que solta raio,escopetas, lança bombas, gás atordoante etc. O jogador conta com uma função de pular muito necessária em determinados momentos o jogo é bastante difícil e não tem salve.

JP38JP16

A Nintendo também fez sua versão para Game Boy bem parecido com a versão pro Nintendinho, ambos usando o máximo de sua capacidade e não fizeram feio, são jogos bem divertidos e procurados entre colecionadores.

Em 1994 é lançado para 3DO o Jurassic Park Interactive, O jogo se desenrola através de 8 diferentes Mini games e apresenta FMV, segmento estrelados por sósias dos personagens principais que foi desenvolvido pela Universal Interative Studios.

366829-jurassic-park-interactive-3do-screenshot-the-spitter-shoot

Para coincidir com o Mundo Perdido o segundo filme da franquia o estúdio da Dreamworks utilizou sua empresa de software interna para criar seu próprio jogo. Então Lançaram The Lost World: Jurassic Park, um jogo de plataforma side-scrolling mais retratada em um ambiente totalmente 3D, o jogo foi lançado para Playstation e Sega Saturn pela Eletronic Arts em 1997.

O jogo conta com 5 personagens jogáveis através  de caminhos diferentes enfrentando mais de 20 dinossauros diferentes. Devido a grande quantidade de animação a jogabilidade ficou prejudicada e os ataques não são precisos, pior ainda é tentar pular.

The_Lost_World_-_Jurassic_Park_PSX_12

Uma versão baseada em sprites foi lançado para Game Boy Color pela Torus Games. Uma versão desenvolvida pela Tiger Eletronics também foi lançada para seu portátil o Game.com que teve uma vida curta.

Outra versão do jogo foi desenvolvida pela Sega para Mega Drive que era jogado a partir de uma visão aérea. As fases eram divididas por 4 áreas dentro da ilha, continha 4 chefes, tinha muitos dinossauros e você podia usar veículos.

Jurassic Park: Chaos Island,  jogo de estratégia estilo (Command & Conquer) chegou aos PCs em 1998. Algumas cenas desse jogo são paralelas com a do longa e mantém o mesmo molde com os personagens por exemplo, Ian, Sarah e Eddie, no entanto, as missões são comandadas por Hammond.

56743

No mundo dos Arcades a Sega lançou no mercado em 1998, seu grande sucesso, Jurassic World. Com o novo e muito potente Hardware, o Model 3, ela dominou até o inicio de 2000 com gráficos de encher os olhos. A ação frenética teve ótima aceitação no mercado Mundial principalmente o brasileiro, que tinha essas máquinas em quase todos os shoppings do país. A missão era jogar com a câmera nos trilhos e detonar dinossauros com tiros.

maxresdefault (1)

Também em 1998 um shooter para PC chegou as prateleiras das lojas. Jurassic Park: Trespasser era um jogo muito ambicioso e contou com um dos primeiros motores de física de grande escala, em um jogo de ação. O game foi empurrado pela produtora para coincidir com o lançamento do VHS do filme, o resultado? Tudo foi mal planejado e o jogo estava com muitos erros.

E em 1999 chega novamente para Playstation o Warpath: Jurassic Park, um jogo de luta no estilo Primal Rage foi lançado pela Dreamworks Interative como uma espécie de Follow up em estilo semelhante aos de plataforma. O jogo tem 14 dinossauros, diferentes cenas de ambos os filmes estão presentes nas arenas de batalhas foi bem aceito pela critica e pelos fãs.

Jurassic Park 3 é o primeiro filme não baseado no livro de Michael Crichton e não dirigido por Steven Spielberg, no entanto, uma serie de jogos foi lançado para PC, Arcade, Game Boy Advanced e outros.

Um jogo de plataforma Side-Scrolling chega ao PC com titulo Jurassic Park 3: Dino Defender que foi acompanhado de outro jogo Jurassic Park 3: Danger Zone, ambos desenvolvidos pela Knowledge Adventure. Contudo, um dos seus jogos que teve mais destaque foi Jurassic Pak: Scan Command. Também teve seu lançamento para PC e vinha com um Barcode Scanner acessório usado para ler códigos de barra que são convertidos em peças de DNA para criar mais dinossauros.

Jurassic Pak: Scan Command

Jurassic Pak: Scan Command

O Universal Studios Theme Parks Adventure chegou ao Game Cube em 2001. Como base em muitos parks temáticos você tinha que manter a ordem e a segurança nesse parque acalmando os dinossauros e resolvendo vários problemas.

Jurassic Park: Operation Genesis lançado em março de 2003 pela Vivendi Universal Games junto com Blue Tongue. Operação Genesis é muito parecido com Jurassic Park 3: Park Builder permitindo ao jogador criar seu próprio dinossauro para o parque com 25 dinossauros e uma infinidade de passeios, lojas e atrações. O jogo foi lançado para Xbox, Playstation 2 e PC.

Jurassic Park: The Game é um jogo que se passa durante e depois do primeiro filme. Lançado pela Telltace Games com a NBC Universal chegou aos vídeo games em 2011 disponivel para Xbox 360, Playstation 3, PC e Mac. Com gráficos muito bons, realizou o sonho de muitos gamers que gostaria de reviver o primeiro filme da franquia com gráfico de última geração.

maxresdefault (2)

Lego Jurassic World é o mais recente jogo da franquia lançado em Julho de 2015 justamente para coincidir com o lançamento do filme nos cinemas. Trás todos  os eventos dos quatro jurassic Park  com diversão e o humor que são marca registrada de suas franquias. Com gráficos excelentes e trilha sonora marcante dá ao jogador ótimas horas de diversão.

Não podemos esquecer dos jogos mobiles que também receberam suas versões de Jurassic World: The Game, Desenvolvidos pela Ludia e lançado em Maio de 2015 no Brasil e no Mundo. Esse jogo traz a vida mais de 50  dinossauros, podendo desafiar seus amigos no duelo on line ou contruir apenas seu parque temático do futuro estilo Park Builder mais com muitas melhorias gráficas e de jogabilidade. O jogo está disponível por enquanto para Android, IOS e Amazon, uma versão para Facebook também deve sair, mas ainda não tem data de lançamento.

Então é isso ai amigos deciframos esse DNA complexo que foi a vida dos dinossauros nos games e esperamos que eles tenham mais anos pela frente, quem sabe mais um milhão de anos, até a próxima.

Autor: Ivo Medeiros