01

Final Fantasy é uma das maiores e mais conhecidas franquias no mundo dos games e, ao longo dos anos, marcou a vida de vários gamers em cada um de seus títulos nas diferentes gerações de consoles.

Este ano a franquia vai comemorar 30 anos e com isso darei inicio a uma série de matérias que vão contar a respeito da produção de cada game e sobre a origem da franquia. Não conhece o fantástico universo de Final Fantasy? Acompanhe agora a primeira parte da retrospectiva de Final Fantasy.

 

02

A crise financeira.

 

Em 1987 uma pouco conhecida conhecida empresa chamada Square estava enfrentando problemas financeiros e, devido a isto, estava indo a falência. Poucos anos após começar a desenvolver jogos sozinhas ou até mesmo com a colaboração do Disk Original Group, a empresa se viu entrando na reta final no mercado de games devido a uma grande sequencia de títulos que faziam pouco sucesso.

Dentre os títulos esses títulos que não fizeram muito sucesso estavam Cruise Chaser Blasty, The Death Trap, King’s Knight, Apha e até mesmo um jogo de tiro baseado na série Aliens. Nem mesmo os sucessos que ela tinha como Rad Racer e 3-D World Runner fizeram com que a empresa acabasse com o problema financeiro, o que eles faziam era apenas continuar mantendo ela ativa.

 

Com recursos para criar apenas um último game, o diretor de planejamento e desenvolvimento da Square, Hironobu Sakaguchi, ficou com a difícil tarefa de produzir um jogo que pudesse salvar a empresa e continuar mantendo ela na indústria de jogos. Quando lhe foi perguntando que tipo de jogo ele queria fazer, o mesmo respondeu:

 

Não sei se tenho o necessário para fazer um bom jogo de ação. Acho que sou melhor em contar histórias.”

 

O sucesso de Final Fantasy.

03

Pegando a inspiração em grandes games de RPG já existentes, Sakaguchi criou um imenso mapa para ser explorado e um envolvente enredo. Já convencido de que o game seria sua última obra para a empresa ele ironicamente o nomeou como Final Fantasy.

 

Final Fantasy foi lançado no dia 18 de dezembro de 1987 no Japão. O jogo foi dirigido por Sakaguchi, o design dos personagens ficou por conta de Yoshitaka Amano enquanto Nobuo Uemastu ficou encarregado das composições do game

04

O game contava a história de quatro guerreiros da luz que estavam portando artefatos ele elementais antigos e que seriam os heróis a salvar o mundo.

A missão original dos guerreiros da luz era coletar quatro Orbs e, para isso, eles deveria perseguir os quatro demônios que foram as criaturas responsáveis por jogarem as trevas no mundo. Com o decorrer do jogo o enredo se desenrola e novas coisa vão acontecendo e deixando a trama ainda mais interessante.

 

Por mais simples que o enredo pareça ele foi foi algo épico para a época. Mais importante do que isso, o foco do game era criar uma ótima e profunda experiência de jogo em um game de RPG e que fosse altamente personalizável.

O game.

05

Logo no inicio do game você tinha quatro personagens para escolher e tinha que nomear todos eles, fora isso você poderia escolher até seis classes para eles. Dentre esses arquétipos estava: White Mage, Black Mage, Red Mage, Thief, Fighter e Black Belt o que possibilitava a criação de 30 combinações diferentes para montar seu grupo.

06

Os personagens durante as batalhas ganhavam experiência, dinheiro e poderia evoluir até o nível 50. No decorrer do game os personagens tinha uma evolução depois de um determinado ponto e poderiam se transformar em classes superiores que eram: White Wizard, Black Wizard, Red Wizard, Ninja, Knight e Master.

07

Em outros games de RPG da mesma época os encontros com inimigos eram em batalhas aleatórias e era somente possível enfrentar um por vez, em Final Fantasy você podia enfrentar até mesmo 9 inimigos ao mesmo tempo. Outros games de RPG durante as batalhas colocavam um inimigo na sua frente em uma câmera em primeira pessoa, já Final Fantasy foi o primeiro game a mostrar os seus personagens no lado direito da tela e os inimigos ao lado esquerdo da tela, isso ajudava claramente você a ver quem estava atacando quem em determinado momento, seja você ou os inimigos que piscavam indicando que o mesmo estava atacando.

Todo esse esquema por mais simples que possa parecer hoje em dia, naquela época era o que se tinha de mais avançado em efeitos gráficos.

08

O jogo além de contar em um ótimo sistema de batalha tinha um enorme mapa para ser explorado que contava com castelos, dungeons, cavernas, cidades, florestas e várias diferentes localidades. Fora isso o jogo ainda contava com um barco, canoa e uma aeronave que facilitava a vida dos jogadores para se locomover para diferentes regiões do grande mapa do game.

Ao ter a aeronave você se livrava dos encontros aleatórios com os inimigos, diferente da canoa e do barco que ainda lhe faziam encontrar inimigos de forma aleatória. Uma coisa que se podia fazer enquanto se navegava no mar era segurar A e ficar apertando o botão B várias vezes para assim abrir um mini-game que recompensava os vencedores com um pouco de dinheiro.
09

Final Fantasy tinha para a época  uma grande quantidade de trilhas sonoras que tocavam durante o game sendo que muitas delas se tornaram marcas da franquia. Dentre elas estavam Prelude, Victory Fanfare e o tema de abertura que virou o Main Theme da franquia.

 

O sistema de Final Fantasy para a época era bem complexo, envolvia uma grande estratégia devido os equipamentos, magias, efeitos negativos e outros vários fatores que o tornavam um game de RPG que necessitava de bastante estratégia. O game original era absurdamente difícil e a Square veio tentando em cada nova versão do game fazer um balanceamento no mesmo para o deixar mais fácil.

O fim da crise e o renascimento da Square.
10

Certamente Hironobu Sakaguchi e toda a pequena equipe de desenvolvimento do primeiro Final Fantasy não esperavam que o game fosse ser o sucesso que é hoje.

Final Fantasy foi um dos jogos mais populares do Nintendo Entertainment System e vendeu o suficiente não só para tirar a Square do ramo da falência quanto para criar uma empresa que viria a se tornar uma grandiosa desenvolvedora de games de RPG.

Hoje, 27 anos depois, é inegável o sucesso da franquia. Por mais altos e baixos que ela tenha tido durante os anos ainda assim ela sempre vai ser uma grandiosa franquia e que esperamos continuar sendo uma fantasia sem fim!
11