quando-o-tempo-dobrou-sobre-si-mesmo-chrono-cross.html[1]

Chrono Cross, a continuação de Chrono Trigger, muitas vezes é injustiçado por não ser uma continuação que traz os clássicos personagens do jogo anterior mas sim novos personagens (que aparecem em Radical Dreamers) e dão uma continuação diferente para a franquia.
Por desta vez envolver mundos paralelos e ainda a temática do tempo, Chrono Cross acaba por ter um enredo um tanto complexo e para isso precisamos conhecer bem cada um dos personagens chave deste game.
Neste artigo em específico, vamos tratar de falar sobre o personagem principal do game, vamos falar sobre Serge.
OBS: Lembrando que este artigo contém spoilers do game.
01

Ao iniciarmos a aventura de Serge, vemos que ele é um personagem que, em seu mundo, é bem conhecido em sua vila e rodeado por pessoas que gostam dele. Isso logo é mudado quando devido alguns acontecimentos o nosso protagonista mudo é levado para um mundo de extrema solidão onde somente ele se conhece, ou talvez nem tanto assim.

Chrono Cross trata sobre mundos paralelos e, em um desses mundos, Serge é o único a estar vivo em um e morto em outro. Isso é crucial no enredo mas vamos entender o que levou a morte dele e o que torna isso tão crucial.

A existência de Serge é uma contradição entre as dimensões. Nascido a Marge e Wazuki em uma aldeia de pescadores de Arni no Arquipélago El Nido, Serge aos três anos de idade entrou em contato com a Frozen Flame como resultado do desespero de seu pai Wazuki para curar seu filho depois que ele tinha sido atacado por um demônio pantera. O contato tanto curou quanto o designou como seu controlador. Isso fez com que a Frozen Flame fosse inutilizada pelo supercomputador FATE devido ao Circuito Prometheus. Mas o resultado disso foi que Wazuki, pai de Serge, foi corrompido pelo computador FATE. Ambos retornam seguros e com vida para a aldeia mas acontecimento ocasinou uma série de fatos que mudariam a vida de Serge completamente.

Quatro anos depois, Serge quase se afogou em Opassa Beach. Seu pai, cuja mente estava completamente corrompida por FATE se tornou um “avatar” dele, foi instruído a afogar Serge para liberar o bloqueio que havia ocorrido, afinal, matendo Serge o controle do Frozen Flame voltaria para FATE. Wazuki tentou realizar a façanha, mas Kid viajou de volta no tempo para 1010 A.D. e o parou. Neste ponto o enredo se divide em dois com a interferência de Kid. Agora temos o Home World onde Serge sobreviveu a tentativa de afogamente e o Another World onde ele morreu e a história seguiu o seu real curso. A tentativa na vida de seu próprio filho corrompeu Wazuki completamente e assim ele foi chamado para Chronopolis e remodelado como Lynx. Como resultado da destruição da versão do Home World de Chronopolis, os terminais do Record of Fate nessa dimensão deixaram de funcionar, algo que FATE não podia permitir. Com isso o computador inventou um plano elaborado para obter Serge para desbloquear a Frozen Falme roubando seu corpo e enganando o item para pensar que o Serge lá era o genuíno, em vez de meramente Lynx habitando o corpo de Serge. O computador previu que Serge um dia usaria a divisão que ele havia criado para cruzar as dimensões. Isto foi cumprido dez anos mais tarde em 1020 A.D.
02

Deste ponto em diante, vou narrar os acontecimentos do jogo em uma sequência para que assim seja possível entender o que acontece com o personagem. Muitos nomes de personagens, localidades e itens podem acabar fazendo o texto ficar confuso. O texto é focado em Serge e futuramente explicarei mais sobre os personagens, locadidades e itens de Chrono Cross.

Serge começou o dia fatídico coletando Komodo Scales para Leena. Depois de uma conversa com ela na praia sobre os velhos tempos e uma promessa que fizeram uns aos outros, uma onda enorme foi em direção a Serge caindo sobre ele. Com isto, Serge havia cruzado com êxito para outro mundo (Another World). É com esse acontecimento que Serge descobre que estava morte naquele mundo onde se encontrava. Ao falar com os habitantes do local onde vivei, todos dizem que Serge morreu e isso faz com que o garoto acabe sendo confrontado por um esquadrão de Acacia Dragoons. Solt e Peppor, sob o comand Karsh, vão atrás do garoto “fantasma” que deveria estar morto. O ataque dos Acacia foi frustrado pois ele foi salvo por Kid. Ele conseguiu descobrir a sua morte neste mundo, então ele partiu para descobrir por que isso era verdade, e por que os Acacia Dragoons estavam tentando capturá-lo.
03

Kid  fez amizade com Serge Cape Howl, e os dois viajaram para Termina, onde encontraram uma terceira pessoa (o jogador pode escolher entre Guile, Pierre e Nikki) que  juntos ficam dispostos a se infiltrar no Viper Manor. Durante os eventos noturnos que ocorrem na mansão, Lynx confronta Serge, chamando-o de “Chrono Trigger” e tentando capturá-lo. Serge mergulha da varanda para o mar com os outros e é levado para Guldove para tratamento. Lá, a doença de Kid fez com que ele tomasse a decisão de procurar a Hydra Humour, a panacéia necessária, ou simplesmente continuar sua jornada. Se você optar por continuar sua jornada, Macha, Doc e Glenn irão se juntar equipe. Se você optar por salvar Kid, vão ser Korcha, Mel e Razzly que se juntarão. Seja qual for o caso, ele logo descobriu que os Acacia Dragoons estavam junto no Fort Dragonia. Ele consultou o velho Radius por conselhos e descobriu que, para atravessar o Mount Pyre, precisava do Ice Breath que iria conseguir do do Dragão de Água. Enquanto tentava atracar em Pyre, ele foi capturado por Fargo e jogado no porão do  S.S. Invincible. Ganhou mais tarde o respeito do pirata derrotando os invasores do navio do fantasma, e continuou segunto para Fort Dragonia.
Os eventos se seguiram entro do Fort Dragonia e, ao fim ele, Serge e Kid se encontraram com Lynx que iniciou um ritual Dragoniano com o Dragon Tear e trocou de corpo com Serge, deixando-o no corpo de uma pantera Demi-humana. Com a troca de corpos, Serge (agora com Lynx dentro de seu corpo) esfaqueia Kid e concretiza um sonho estranho que Serge havia tido. Serge então Ele foi então caiu no Temporal Vortex, apenas escapando com a ajuda de Harle.
04

Serge agora sem outra opção senão procurar Lynx, que estava a caminho de Chronopolis, fez novos amigos utilizando o corpo do Demi-Humano enquanto seus ex-membros de equipe se dispersavam por El Nido. Ele concluiu que precisaria ir ao Dead Sea para recuperar o poder de atravessar as dimensões e chegar a Another World. Para este fim, ele procurou o sábio de Marbule, que lhe concedeu o Fiddler Crab ao ser derrotado. No Dead Sea , Serge conheceu Miguel que revelou muito sobre sua história e também o desafiou. Serge relutantemente acabou com o pai de Leena; O Dead Sea  desmoronou em uma tentativa de destruir a Frozen Flame do Home World e matar Serge de uma só vez. O Skye Dragon salvou Serge, que logo aprendeu que, para entrar no Sea of Eden de Another World, precisaria recuperar seu corpo. Ele pegou emprestado o Dragon Tear do Home World e derrotou os seis Dragões para obter suas bênçãos para permitir a passagem para o Sea of Eden. Com seu corpo real retornando para ele, Serge usou seu poder para invadir Chronopolis e confrontar Lynx, que explicou por que precisava do corpo de Serge. Ele derrotou o supercomputador FATE em combate mortal, apenas para descobrir que ele tinha sido enganado pelos Dragon Gods, que tomaram a Frozen Flame por si mesmos. Ao persegui-los, ele soube da nova forma de Lavos, o  Time Devourer. Usando um dispositivo anti-gravidade, ele usou o barco de Korcha para subir à Terra Tower e derrotar o Dragon God. Ele então retornou para Opassa Beach, onde as Crianças Fantasmas revelaram sua história desconhecida.
05

Nisso, temos o fim de Chrono Cross mas, vamos entender mais um pouco algumas coisinhas do que acontece depois, ou seja, no final do game.

O propósito de Project Kid era dotar Serge com o artefato necessário, o Chrono Cross, e o poder necessário para libertar Schala do Time Devourer. Tudo, incluindo a divisão das dimensões, estava predestinado para trazer Serge a esse ponto no tempo. A decisão de salvar o mundo foi finalmente deixada nas mãos de Serge, junto com um Time Egg que poderia levá-lo para a Darkness Beyond Time. No final, com a ajuda de Belthasar, Serge venceu o monstro, restaurando as duas linhas do tempo divergentes em uma única linha do tempo unificado onde Serge morava, Schala foi resgatada e Lavos foi destruído.
06

Serge supostamente perdeu toda a memória da do que passou, mas ao acordar em Opassa Beach em um ponto no tempo imediatamente antes que ele atravessou para o Another World, ele disse algo a Leena sobre Terra Tower e FATE. É assim incerto quanto de sua memória permaneceu verdadeiramente remanesce.
Em uma foto mostrada no final do diário de Schala, pode-se ver uma foto de Serge em roupas semelhantes a um smoking e Kid no que é semelhante a um vestido de noiva para indicar que os dois se casaram.
07

O que torna o enredo de Chrono Cross algo grande e complexo são as ligações dele com Chrono Trigger e o que esses outros personagens tem de tão importante no enredo. Quem é FATE e qual o seu verdadeiro objetivo? Por qual motivo Kid fez isso e quem realmente ela também é? Quem é Schala que salvamos no final do jogo? Muitas cosias precisam ser explicadas com calma, assim como quem são os Dragões e Harle, até mesmo sobre as localidades.
Esse texto em si foi apenas para falar superficialmente sobre o enredo de Chrono Cross focando em Serge que é o pilar do enredo. Em um futuro artigo, vamos falar mais sobre os outros personagens e juntas todos os pedaços do enredo.
08