Contracapa Megadrive

Olá pessoal,

Estamos estreando uma nova coluna na UCEG (que também será um quadro recorrente do nosso canal Quebrando o Controle TV). Este novo segmento é dedicado a resenhas e debates sobre livros (literatura, técnicos, de história), revistas, quadrinhos e mangás que guardem, de alguma forma, correlação com o mundo gamer. Esperamos que gostem da iniciativa!

Começamos esta coluna com falando, com um certo atraso, falando sobre uma obra fundamental para colecionadores, em especial os que curtem a Sega. Mega Drive Definitivo, lançado pela editora Warpzone, em 2017.

A Warpzone já é amplamente conhecida no mercado de revistas sobre jogos eletrônicos nacional, tendo optado por uma linha editorial voltada para o retrogaming. São várias revistas temáticas, de ótima qualidade, tanto de conteúdo e quanto de impressão, abordando os mais variados consoles, franquias de jogos e até personagens. Os preços das revistas são acessíveis e elas são encontradas no site da própria editora, em diversas lojas online e pontos de vendas fixos.

Em sua primeira empreitada no mercado de livros de luxo, a editora paulista optou por lançar um livro gigantesco em vários sentidos: no formato, peso, qualidade da impressão e, principalmente, conteúdo. Com parceria da TecToy, e através de um financiamento coletivo, produziu um material de referência.

Mega Drive Definitivo já chama a atenção por seu tamanho. O livro em si é do tamanho de um console Mega Drive (visto de cima), com capa dura. A edição de colecionador (já esgotada), veio com um mimo adicional: uma caixa para o livro, com impressão simulando com fidelidade impressionante a caixa do Mega Drive 1, lançado no Brasil pela TecToy em 1990.

A única diferença da edição normal para a de colecionador é a caixa. O livro em si é rigorosamente o mesmo, inclusive a qualidade da impressão, capa, páginas internas e conteúdo. Na parte interna, o acabamento do livro é um verdadeiro deleite: impressão colorida, com papel couché, fotos, desenhos e encartes ilustrando todo o conteúdo.

4467dcd021fa2594de399b69ab970dde[1]

Versão com a luva que faz alusão a caixa original do console.

O conteúdo é uma verdadeira obra de arqueologia dos jogos eletrônicos. Fala da fundação da Sega até chegar ao Mega Drive, apresentando os grandes nomes envolvidos no desenvolvimento da empresa, hardware e jogos do console. Até mesmo o material publicitário da época (inclusive os do exterior), são resgatados. Um destaque especial sobre o capítulo sobre a TecToy, que contou com resgate dos arquivos da empresa e entrevistas com funcionários e ex-funcionários da empresa.

Outro destaque está nas variantes de modelos e acessórios lançados pela Sega e suas licenciadas oficiais (a variedade de versões do Mega Drive lançados pela TecToy pode assustar aos desavisados). Na edição, são abordados, inclusive, os add-ons mais famosos do Mega Drive: o Sega CD (ou Mega CD) e o 32X.

Além disso, não bastasse as variantes do console que ainda são lançados com permissão da Sega (principalmente TecToy e AT Games), vemos uma infinidade de clones não oficiais, inclusive com formato do console (carcaça) de Famicom!

Em resumo, o livro nos brinda com um verdadeiro deleite: um descritivo breve de 1200 jogos do Mega Drive, Sega CD e 32X, inclusive referência a games cancelados e não licenciados.

Por fim, Mega Drive Definitivo é um livro obrigatório para colecionadores e amantes dos jogos eletrônicos em geral.

A editora Warpzone já lançou mais um livro de luxo nos mesmos moldes: The King of Fighters, contando a história de toda a série. Em seguida, será a vez de outra série de jogos de luta: Street Fighter. Ambas serão temas de próximas edições do Contracapa! Aguardem e confiem!


 

Autor: Mário Coelho Bessa