Hora-do-Gank-Maior

Desde o surgimento do Videogame, muitas competições foram criadas, e com o decorrer dos anos uma nova modalidade tem ganhado cada vez mais destaque e apoio. Algo que já vem rompendo várias barreiras, mas que agora é tão real quanto qualquer um de seus primos mais velhos. Estou falando dos Esportes Eletrônicos ou mais conhecidos como E-Sports.

Mas o que realmente é E-Sport? Conceitualmente falando, e-sport é a atividade intelectual ou física que é praticada especificamente utilizando algum tipo de console, termo inerente a jogo eletrônico ou videogame, e que tem estado em bastante evidência. Para se ter noção, o e-sport é a modalidade atual mais repleta de eventos oficiais, cercada por regras específicas e uma produção digna de qualquer esporte convencional.

Um jogo bem conhecido, que se encaixa como uma luva em todos os quesitos citados é o aclamado StarCraft II, um Real Time Strategy (RTS), que significa que não se pode parar pra pensar em nenhum momento, assim como um jogo de Xadrez, pois o jogo exige coordenação motora, velocidade, muita análise crítica e tudo isto sob um fator limitante, o tempo.

E-Sports-Featured-1024x576

Pegando o exemplo do StarCraft, além da similaridade com o xadrez, ainda há um forte componente de incerteza, dado que, você não tem a visão das peças do seu oponente durante todo o jogo, o oposto do clássico xadrez. A isto chamamos “neblina de guerra”, o que além de um componente mais realista, torna o jogo mais interessante e surpreendente. O mesmo que ocorre em jogos conhecidos pelo grande público como Age of Empires e Red Alert:Comand Conquer.

Outro ponto importante é que o que sustenta cada um dos jogos relacionados ao cenário competitivo é o próprio game. Como se trata de tecnologia, existe uma gama de recursos que podem ser explorados, pois o vínculo torna-se de certa forma estreito. Geralmente as desenvolvedoras de produtos fornecem material para divulgação, além de patrocínios específicos quee investem em um grande circuito de Shows relacionados ao game, com verdadeiros espetáculo para os amantes de Esportes Eletrônicos.

E por falar em espetáculo, o e-sport não deve em nada a qualquer outra modalidade mais tradicional, pois conta com narração ao nível profissional, também conhecido como Showcaster ou Caster, jogadores profissionais, times que levam com o brasão de grandes empresas e nomes já conhecidos pelo nicho específico enaltecem ainda mais toda a esfera de competições.

Galera, então venham conosco e acompanhe quinzenalmente a “Hora do Gank” em uma viagem pelo que há de mais interessante pelo mundo dos Esportes Eletrônicos.

Autor: Matheus Costa